Ortopedia do HGP ganha dois Centro Cirúrgicos e elimina fila no corredor - Atitude Tocantins
Ortopedia do HGP ganha dois Centro Cirúrgicos e elimina fila no corredor
Destaques Estado Notícias Saúde

Ortopedia do HGP ganha dois Centro Cirúrgicos e elimina fila no corredor

Ortopedia do HGP ganha dois Centro Cirúrgicos e elimina fila no corredor
Avalie esse post

Na segunda-feira, 12, o Hospital Geral de Palmas quebrou o recorde em número de alta hospitalar em um único dia. Ao todo foram 16 cirurgias e 50 altas em um único dia, batendo record dos últimos 15 anos. Segundo o secretário executivo da Secretaria de Saúde do Tocantins, Quesede Ayres Henrique Campos, a experiência será estendida para Gurupi e Araguaína.

por Wesley Silas

De acordo com Quesede Ayres, o hospital conseguiu aplicar a Lei do Pareto, devido haver mais pacientes de ortopedia no HGP, quando se comparava aos que davam entrada, fazendo com que lotasse os corredores. Ele explica que muitos deles são vítimas de traumas por acidentes automobilísticos, enquanto isso, das 06 salas do salas de Centro Cirúrgico do HGP, apenas uma era  usada para ortopedia.

Conforme Quesede, as mudanças aconteceram após uma reunião com os profissionais da ortopedia quando foi acordado a ampliação do número de cirurgias com a abertura de outro Centro cirúrgico ortopédico, dobrando o número de cirurgia diárias.

Demanda reprimida

Outra boa novidade são as demandas reprimidas para os pacientes que aguardavam cirurgias de endometriose que utilizavam muitos leitos de enfermaria no pós-cirúrgico, devido o procedimento ser aberto. A diminuição na internação destes pacientes aconteceram após a contratação de uma médica especialista que passou fazer o procedimento por vídeo, fazendo com que a permanência do paciente dure apenas 24 horas.

“Hoje no nosso primeiro dia de mutirão da ortopedia, conseguimos 16 cirurgias em 12h (100% a mais da média diária). Corredor limpo, tempo de internação média da ortopedia reduzida. Agora vamos manter o total empenho no mapeamento do PS que iniciamos há 2 semanas para melhorias na prestação de serviços, redução de internações. Enfim, o HGP precisa ser literalmente um hospital de alta complexidade”, disse Quesede.

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.