Opinião | Trans Bananal, uma via necessária para o desenvolvimento - Atitude Tocantins
Opinião | Trans Bananal, uma via necessária para o desenvolvimento
Destaques Opnião

Opinião | Trans Bananal, uma via necessária para o desenvolvimento

Opinião | Trans Bananal, uma via necessária para o desenvolvimento
Avalie esse post

A travessia da Ilha do Bananal é uma estrada importante, porque liga duas regiões produtivas de diferentes estados, e Gurupi será o grande pólo. Atualmente o trajeto é de aproximadamente 1000 km, encarecendo o transporte da matéria prima e dos produtos. Depois de terminada a obra, pelo novo trajeto, serão menos de 100 km.

Por Jonas Barros

A abertura dessa estrada aumentará a logística de Gurupi que atualmente atende 17 cidades. A TO 500 vai aproximar o Tocantins do Mato Grosso, beneficiando Gurupi estrategicamente devido à ferrovia Norte Sul, à Br 153, à TO 242, que liga ao estado da Bahia, e em breve a ferrovia Leste Oeste com pátio em Figueirópolis.

A senadora Kátia Abreu foi muito feliz ao requerer ao plenário do Senado a realização dessa audiência pública, para que na presença do Ministro da Infraestrutura, os governadores dos dois estados, órgãos ambientais (Funai e IBAMA), prefeitos, vereadores, lideranças indígenas, representantes dos segmentos organizados, manifestem-se pela aprovação da construção da estrada, que com certeza será construída numa parceria público-privada envolvendo o governo do Tocantins.

A audiência será um marco para a consolidação e implantação da TO, e a senadora Kátia Abreu foi bastante diligente ao articular o encontro dos interessados e os órgãos ambientais responsáveis pela área do trajeto da estrada.

Com a construção da Trans Bananal os estados poderão circular suas riquezas com um custo bem inferior ao atual. Ganharão o Tocantins e o Mato Grosso, além de Gurupi, que será o grande trevo desse progresso.

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *