Opinião do leitor | Tocantins lidera o ranking da corrupção no Brasil - Atitude Tocantins
Opinião do leitor | Tocantins lidera o ranking da corrupção no Brasil
Notícias Opnião

Opinião do leitor | Tocantins lidera o ranking da corrupção no Brasil

Opinião do leitor | Tocantins lidera o ranking da corrupção no Brasil
Avalie esse post

Em artigo de opinião o Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Unirg, Thiago Rodrigues Costa, comenta o 1º Lugar no ranking nacional de prisões por corrupção apontado pela Polícia Federal. “Fato é, que em todo o período eleitoral presenciamos as mesmas cenas: as tradicionais fotos com crianças e idosos, e por fim as promessas de promover melhorias na saúde e educação, e ainda a  geração de emprego e renda, ocorre que findo o processo eleitoral e iniciado a gestão, nada muda”, pontua Thiago Rodrigues..

Por Thiago Rodrigues Costa *

A perfídia e a hipocrisia de políticos inescrupulosos e corruptos, há muito, presente nos quatro cantos do Tocantins tem feito com que tanto a saúde pública quanto a educação sejam duramente penalizadas. Não raro somos surpreendidos com notícias de escolas sendo fechadas, e pacientes sendo atendidos em cadeiras ou até mesmo no chão dada a lotação dos leitos hospitalares do HGP. E infelizmente se não nos politizarmos estaremos fadados a suportar a continuidade destes desserviços prestados ao nosso povo.

Fato é, que em todo o período eleitoral presenciamos as mesmas cenas: as tradicionais fotos com crianças e idosos, e por fim as promessas de promover melhorias na saúde e educação, e ainda a  geração de emprego e renda, ocorre que findo o processo eleitoral e iniciado a gestão, nada muda, aliás muda, o político que na corrida eleitoral era bastante acessível, agora faz do seu gabinete uma espécie de Olimpo e se nega a ter contato com os munícipes, enquanto isso a educação segue desassistida e a saúde completamente sucateada.

“O motivo das prisões conta com um amplo cardápio de delitos dentre os quais destacamos: delitos financeiros, fiscais e ainda desvios de verbas públicas”.

Infelizmente já faz bastante tempo que os nossos governadores de modo despudorado vem governando com o condão de defender seus interesses próprios e particulares se afastando assim do Princípio da Impessoalidade da administração pública. Eles criam conchavos entre setores públicos e privados, com um único fito, dilapidar o patrimônio público, roubam as riquezas do nosso Estado e deixam a míngua os que dela dependem.

Não seria exagero da nossa parte afirmar que a corrupção no Tocantins virou um câncer, uma vez que hoje para a nossa vergonha ocupamos o 1º Lugar no ranking nacional de prisões por corrupção segundo dados da própria Polícia Federal. O motivo das prisões conta com um amplo cardápio de delitos dentre os quais destacamos: delitos financeiros, fiscais e ainda desvios de verbas públicas. Operações como a “Operação Catarze” que investiga funcionários fantasmas no Tocantins e que foi responsável pela efetivação de várias prisões, e ainda as operações “jogo limpo” e “Espectro” que apuram casos de corrupção da Fundação de Lazer e Esportes de Palmas (Fundesportes) e na Assembleia Legislativa ajudam a explicar o porquê estamos enfrentando uma crise sem precedentes  com o desemprego em alta, educação desassistida, falta de materiais básicos na Adapec para que os servidores prestem um serviço de excelência e por fim uma saúde sucateada.

Quando se percebe que infelizmente no Estado mais jovem do Brasil a corrupção se tornou regra e não exceção, urge que se busque novas lideranças que sejam desprovidas de práticas da velha política e que tenham vontade de fazer diferente para colocar o Tocantins de volta nos trilhos do progresso.

  • Thiago Rodrigues Costa, mora em Gurupi e é Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Unirg

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *