Opinião | Depressão, você precisa ouvir - Atitude Tocantins
Opinião | Depressão, você precisa ouvir
Notícias Opnião

Opinião | Depressão, você precisa ouvir

Opinião | Depressão, você precisa ouvir
Avalie esse post

“Não obstante, é preciso se atentar ao fato de que frases do tipo “Isso logo passa”, “Já está na hora de virar a página” ou “você precisa tomar atitude”, muito embora sejam ditas com a melhor das intenções em nada contribuem, uma vez que são frases de efeitos e que soam de modo frívolo e vazio aos ouvidos da pessoa depressiva. O teor dessas frases denunciam cristalinamente que o sofrimento e as dores emocionais do deprimido em nada foi valorizado”, Thiago Rodrigues Costa, Bacharel em Direito – Centro Universitário Unirg.

Por Thiago Rodrigues Costa

Se você já ouviu falar acerca da empatia, provavelmente entende que se pôr no lugar do próximo faz parte desta tão altruísta qualidade. Contudo, funestamente nem todos tem a real capacidade de compreender os sentimentos nas mais diversas e até mesmo desconfortáveis situações, entretanto ofertar um ombro amigo, e estar apto a ouvir sem prejulgar podem contribuir demasiadamente para quem está enfrentando um quadro depressivo e necessita desabafar.

É necessário que familiares e amigos se envolvam, pois a empatia destes pode ser um agente motivacional para que a pessoa depressiva busque o tratamento. Não obstante, é preciso se atentar ao fato de que frases do tipo “Isso logo passa”, “Já está na hora de virar a página” ou “você precisa tomar atitude”, muito embora sejam ditas com a melhor das intenções em nada contribuem, uma vez que são frases de efeitos e que soam de modo frívolo e vazio aos ouvidos da pessoa depressiva. O teor dessas frases denunciam cristalinamente que o sofrimento e as dores emocionais do deprimido em nada foi valorizado.

Thiago Rodrigues.

Dados alarmantes da Organização Mundial de Saúde aponta que cerca de 300 milhões de pessoas padecem de depressão no mundo, e que até o ano de 2020 esta será uma das doenças mais incapacitantes do planeta. No Brasil por exemplo, em conformidade com os dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), já existem mais de 11 milhões de pessoas portadoras de depressão, isto sem levar em consideração os que ainda não foram diagnosticado com tal patologia. Um outro dado deveras alarmante é que a depressão causa cerca de 850 mil suicídios por ano em todo mundo. Em virtude destas estatísticas, precisamos estar atentos pois quando o quadro depressivo se instala se não tivermos a sensibilidade necessária para buscarmos o tratamento correto a passividade nos deixara preso a esta patologia, e nos roubará a capacidade de reação.

Fato é que a depressão é uma luta constante que muitas pessoas travam, e a compreensão bem como a empatia são passos indispensáveis para auxiliar quem lida com essa patologia ou sentimento. Desta feita, cumpre acrescentar que depressão não é frescura, nem tampouco falta de Deus, é uma doença e como tal necessita ser tratada. Segundo algumas pesquisas 70% das pessoas com depressão atualmente não estão em tratamento contra a doença, e um dos principais motivos é a vergonha em falar sobre a depressão por ocasião da falta de empatia e do preconceito. Não podemos fechar os nossos olhos para esta que tem sido uma das maiores causadoras de suicídios entre nossos jovens, precisamos debater o assunto nas escolas, igrejas, hospitais, universidades, enfim em todos os segmentos da sociedade para que sejamos capazes de ajudar quem sofre desta tão triste patologia

Thiago Rodrigues Costa

Bacharel em Direito – Centro Universitário Unirg

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.