Operação do Procon no Dia dos Namorados notifica 30 estabelecimentos comerciais - Atitude Tocantins
Operação do Procon no Dia dos Namorados notifica 30 estabelecimentos comerciais
Destaques Estado Notícias

Operação do Procon no Dia dos Namorados notifica 30 estabelecimentos comerciais

Operação do Procon no Dia dos Namorados notifica 30 estabelecimentos comerciais
Avalie esse post

A operação aconteceu em Palmas, Gurupi, Dianópolis, Porto nacional, Araguaína, Guaraí, Colinas e Tocantinópolis, de 31 de maio a 12 de junho.

Thaise Marques

O Procon Tocantins realizou a Operação Dia dos Namorados e mais de 200 estabelecimentos foram fiscalizados.  A ação iniciou no último dia 31 de maio e encerrou nesta quarta-feira, 12, data que é comemorado o Dia dos Namorados.

Foram fiscalizadas 204 empresas, como óticas, relojoarias, restaurantes, hotéis, motéis, sex shops, lojas de roupas íntimas, floriculturas e; concessionárias de motos e carros. A operação aconteceu em Palmas, Gurupi, Dianópolis, Porto nacional, Araguaína, Guaraí, Colinas e Tocantinópolis.

Ausência de preço nos produtos foi uma das irregularidades encontradas pelo Procon- Foto: Thaise Marques/Governo do Tocantins

Ao todo 30 estabelecimentos foram notificados por irregularidades como ausência de preço dos produtos, falta de informação sobre as formas de pagamentos aceitas, e não disponibilizar o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Além da ausência da informação sobre a possibilidade da inclusão do número do CPF no cupom ou nota fiscal, conforme programa “TO Legal”.  Foi dado o prazo de 24h para que as mesmas fossem regularizadas.

“Fiscalizamos aspectos como direito básico à informação, que determina que a loja disponibilize um exemplar do CDC em local visível e de fácil acesso. Além disso, também é obrigação do estabelecimento informar previamente ao consumidor quando há juros para compras parceladas no cartão de crédito, e também quando existe diferenciação de preço de acordo com a forma de pagamento”, explicou Walter Viana, superintendente do Procon Tocantins.

Denuncie

O gerente de fiscalização, Magno Silva, destacou que em caso de denúncias, o cidadão deve fazer contato com o Procon por meio do Disque Procon 151, através do “Whats Denúncia” no (63) 99216-6840  e também com os  núcleos nos  endereços  disponíveis no link. “Para formalizar a denúncia é preciso checar bem as informações, apresentar comprovantes e fotos para subsidiar as ações de fiscalização”, explicou Silva.

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós