Possibilidade de novo pátio Multimodal da ferrovia Norte-Sul na região sul preocupa empresários de Gurupi - Atitude Tocantins
Possibilidade de novo pátio Multimodal da ferrovia Norte-Sul na região sul preocupa empresários de Gurupi
Agronegócio Cidades Destaques Economia Gurupi (TO) Notícias

Possibilidade de novo pátio Multimodal da ferrovia Norte-Sul na região sul preocupa empresários de Gurupi

Possibilidade de novo pátio Multimodal da ferrovia Norte-Sul na região sul preocupa empresários de Gurupi
Avalie esse post

Em meio a empolgação da audiência pública para liberar a construção da TO-500, conhecida com rodovia Transbananal, ligando o Tocantins ao Mato Grosso; a declaração de representantes da concessionária Rumo S.A, responsável pela ferrovia Norte-Sul, sobre a possibilidade de abertura de um novo pátio multimodal nas proximidades de Figueirópolis deixou empresários de Gurupi preocupados. “Saímos da reunião de hoje, muito preocupados com a possibilidade de construção de um novo pátio na ferrovia ao sul de Gurupi”, disse o presidente da ACIG, Adailton Fonseca.

por Wesley Silas

A reunião foi promovida nesta terça-feira, 08, pela Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja) no escritório da FAET/SENAR em Gurupi e contou com a participação de empresários de Gurupi, representados pela ACIG para debater sobre embarques e desembarques de grãos, mercadorias, fertilizantes e petróleo na ferrovia Norte-sul com representantes da concessionária Rumo S.A, responsável da ferrovia Norte-Sul no trecho de 1.537 quilômetros, que vai de Estrela d’Oeste (SP) a Porto Nacional (TO).

 “Saímos da reunião de hoje, muito preocupados com a possibilidade de construção de um novo pátio na ferrovia ao sul de Gurupi, pois poderia significar muitos empregos perdidos, com a redução ou até inviabilização da operação do nosso pátio, além da frustração de parte da perspectiva de desenvolvimento econômico trazida pela Norte Sul e futuramente com a FIOL e também com a TO-500. Sabemos que trata-se de empresas privadas, mas precisamos sensibilizar as autoridades para que mantenham toda a operação de transbordo em Gurupi e evitem esse prejuízo para nossa cidade”, pontuou o presidente da Associação Comercial e Industrial de Gurupi (ACIG), Adailton Fonseca.

A pátio defendido pela concessionária Rumo S.A, encontra-se nas proximidades do local previsto para encontrar  as ferrovias Norte-Sul com a Fiol (Ferrovia de Integração Oeste-Leste), que tem projeto de ligar a Bahia ao Oceano Pacífico e, desde o governo Temer, tem atraído atenção de investidores internacionais como a CRCC (China Railway Construction Coporation), considerada com uma das maiores empresas ferroviária do mundo.

Porto Seco desconhece proposta da Rumo

Há um mês o Portal Atitude recebeu informações sobre a possibilidade abertura de um novo posto em Figueirópolis. Naquela ocasião a reportagem entrou em contato com a empresa Porto Seco Centro-Oeste, responsável por operar no Pátio Intermodal da Ferrovia Norte Sul em Gurupi (TO).

Em resposta o diretor do Porto Seco, Everaldo Fiatkoski Júnior, informou desconhecer “qualquer processo licitatório envolvendo terminal ferroviário em Figueirópolis” e que “o Porto Seco intensificou sua prospecção comercial, estendendo o raio de captação de clientes para utilização do terminal de Gurupi, com o anúncio do leilão dos Tramos Central e Sul da Ferrovia Norte Sul”, informou Fiatkoski Júnior à nossa reportagem no dia 10 de setembro.

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *