Novembro Azul | Profissionais do Ambulatório da UnirG alertam sobre importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata - Atitude Tocantins
Novembro Azul | Profissionais do Ambulatório da UnirG alertam sobre importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata
Cidades Gurupi (TO) Saúde Unirg

Novembro Azul | Profissionais do Ambulatório da UnirG alertam sobre importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

Novembro Azul | Profissionais do Ambulatório da UnirG alertam sobre importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata
Avalie esse post

“Nós iremos trabalhar nas unidades básicas de saúde e ações como esta são importantes, porque é um público que atenderemos. É necessário vencer o preconceito e a prevenção é o principal remédio. Quanto antes descobrir, melhor será o prognóstico do paciente”, alertou a estudante Ana Carolina, que atualmente está no Internato, no 11º período de Medicina, da Liga Acadêmica de Urologia da UnirG – LAURO.

por Redação

A ação iniciou no dia 13, no Ambulatório de Saúde Comunitária da Universidade de Gurupi – UnirG, que em parceria com a Unidade de Saúde Básica (UBS/Central), realizaram uma ação da campanha Novembro Azul. O objetivo foi promover orientações quanto ao câncer de próstata e apresentar a importância do diagnóstico precoce.

O aposentado Osmar Luiz Frigo Fornare, de 78 anos, foi um dos 20 homens, com idade acima de 40 anos, atendidos pela ação. “Esta é a primeira vez que participo de uma ação como esta. Acho muito importante, pois temos que cuidar da saúde e ficar sempre atentos. Tenho consciência que é fundamental fazer esse acompanhamento todos os anos”, disse o paciente.

As atividades iniciaram com uma palestra ministrada pelos médicos Dr. Arthur Moreira e Dr. Reinard langen. “A palestra abordou sobre a saúde masculina, pois nesse mês de novembro iniciamos a campanha que trata todas as patologias relacionadas à micção, próstata e demais doenças, mas temos o enfoque em câncer de próstata. Orientei sobre o assunto, abordando os sintomas, como é feita a prevenção e quais os benefícios dela. Pois quando descobrimos o câncer inicialmente, a chance de cura é em torno de 90%”, afirmou Dr. Dr. Arthur Moreira.

Os pacientes puderam fazer ainda atendimentos urológicos, consultas e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite, além da atualização da vacinação.

Para a enfermeira do Ambulatório da UnirG, Kamila Barbosa Dias, “nosso intuito é fazer com que os homens entendam a importância de cuidar da saúde em geral, inclusive a mental. Fizemos orientações para que eles possam ir aos postos de saúde fazer exames complementares para prevenir doenças”, frisou.

A enfermeira da UBS, Luana Leite, mencionou que “os homens ficaram motivados com essa atividade, principalmente por ter sido noturna. Eles sentem dificuldade de comparecer à Unidade,  pois muitos trabalham durante o dia”, disse.

Participação dos estudantes

A ação envolveu acadêmicos de Medicina a partir do 7º período, internos do curso e membros da Liga Acadêmica de Urologia da UnirG – LAURO.

“Nós iremos trabalhar nas unidades básicas de saúde e ações como esta são importantes, porque é um público que atenderemos. É necessário vencer o preconceito e a prevenção é o principal remédio. Quanto antes descobrir, melhor será o prognóstico do paciente. Disseminar isso entre a população é muito bom, pois aumenta a qualidade e expectativa de vida do paciente. Para nós é importante porque aprendemos e quando nos tornarmos médicos, saberemos como conduzir esses atendimentos”, mencionou a estudante Ana Carolina, que atualmente está no Internato, no 11º período de Medicina.

Ambulatório da UnirG

O Ambulatório oferece atendimentos gratuitos em parceria com a Central de Regulação do Município em 17 especialidades médicas, dentre elas a Urologia.

De janeiro a outubro deste ano já foram realizados 4317 atendimentos. Apenas na especialidade de Urologia foram 182 assistidos.

“Todas essas ações servem para mostrar que, além de desenvolver um ensino de qualidade aos nos acadêmicos, a Universidade está inserida no desenvolvimento do bem-estar e saúde das pessoas, prestando um relevante serviço à comunidade de Gurupi e região. E nesse mês queremos chamar atenção e conscientizar as pessoas sobre as questões de saúde masculina, em apoio à campanha Novembro Azul”, disse o gestor do Ambulatório Jairo Rodrigues da Silva.

O Ambulatório de Saúde Comunitária da UnirG está localizado na avenida Bahia, entre as ruas 3 e 4.

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.