Na próxima quinta-feira Gurupi recebe show AmazôniCantoria durante Festival UnirG de Poesia Falada - Atitude Tocantins
Na próxima quinta-feira Gurupi recebe show AmazôniCantoria durante Festival UnirG de Poesia Falada
Cidades Destaques Famosos Gurupi (TO) Música Notícias

Na próxima quinta-feira Gurupi recebe show AmazôniCantoria durante Festival UnirG de Poesia Falada

Na próxima quinta-feira Gurupi recebe show AmazôniCantoria durante Festival UnirG de Poesia Falada
Avalie esse post

Depois de enCANTAR o público palmense no Teatro Fernanda Montenegro os músicos tocantinenses, cantores e compositores, Genésio Tocantins, Dorivã, Juraíldes da Cruz, Braguinha Barroso e Lucimar presentearão aos gurupienses na próxima quinta-feira, 30, com o show AmazôniCantoria,  considerado como um dos melhores espetáculos já produzido com as raízes a música regional tocantinenses. O show será gratuito e acontecerá às 21h, na  Praça João Borges Leitão, ao lado da Igreja Nossa Senhora D’Abadia. 

por Redação / AtitudeTO

Tem um texto espalhado nas redes sociais, sem assinatura, mas dizem que seria de autoria do escritor e jornalista Tião Pinheiro que descreve alguns sinônimos do que foi o show AmazôniCantoria apresentado na quarta cultural, Palmas 30 anos, no  Teatro Fernanda Montenegro.

“E começa o show: os primeiros acordes; uma percussão sofisticadamente leve e confortante; e vêm as vozes: Me surpreendo. Babo literalmente. Interpretações, as mesmas, agora estão na comunhão de Genésio Tocantins, Lucimar, Dorivã, Juraildes da Cruz e Braguinha Barroso”.

 Conforme foi dito neste Portal de Notícias pelo compositor e músico, Dorivã, o show é a junção das melhores obras destes cinco músicos que estão conseguindo sintetizar no palco as melhores composições e interpretações das músicas regionalistas tocantinenses que eles fizeram nos mais de 40 anos de carreira.

“O projeto chama-se Amazônia e Cantoria porque é uma cantoria da Amazônia e como estamos no portal da Amazônia, somos Amazônia legal e chegamos ao entendimento que seria bom inserirmos esta nossa cantoria dentro do Portal Amazônico e no núcleo amazônico do mundo. É um recado que a gente dá”, explicou Dorivã em recente entrevista ao Portal Atitude.

Nos próximos meses Dorivã, Lucimar, Juraildes, Braguinha Barros e Genésio Tocantins pretendem seguir uma agenda de shows nas principais cidades do Tocantins e do Brasil.

Foto: Junior Suzuki

 “E aí, que pena, o show termina. A casa lotada, de pé e aos aplausos. E eu, boquiaberto. Saí de lá com a minha tocantineidade afagada e agradecida. Esses meninos vestiram este estado de fraque e cartola. E me orgulhei de tudo”. Este foi retalhos de um sentimento de alguém prestigiou o primeiro show e, se não foi o Tião, me desculpe, mas expressou bem a mensagem do show.

Em Gurupi, o show AmazôniCantoria está sendo organizado pelo curso de Jornalismo da Universidade de Gurupi, coordenado pelo Me. Paulo Albuquerque. “E olha que interessante. Em minha pesquisa pela UFT escolhi fazer uma análise de narrativas de seis compositores tocantinenses. E dentre eles, cinco aparecem (apenas Éverton dos Andes está de fora) no palco para um projeto que a mim parece ser o oásis em meio ao deserto a que foram relegados os nossos maiores narradores populares”, relata Albuquerque em um texto publicado no site do Coktail.

Festival de Poesia Falada

 Essa é primeira edição de concurso que tem o propósito de se tornar um evento anual, realizado pela UnirG, com o objetivo de promover a pesquisa e a arte em forma de poesia. Além de proporcionar espaço para atores e intérpretes, bem como impulsionar o intercâmbio acadêmico e fortalecer a imagem da Instituição como canal para a arte e cultura regionais.

Cada candidato teve opção para inscrever dois poemas inéditos, em língua portuguesa e terão até seis minutos para a apresentação.

A mesa de jurados será composta por cinco pessoas, literatos e poetas que avaliarão a correção da linguagem, a beleza das imagens poéticas, a originalidade com que o tema for tratado, a qualidade interpretativa e o ritmo na poesia.

Os três melhores textos receberão troféus como premiação. Todos os participantes receberão certificado de menção honrosa e conforme o edital, todos os textos selecionados, a critério da comissão organizadora, farão parte da Antologia Poética Digital que será publicada pela UnirG. (Texto com informações da Ascom/UnirG com a colaboração do estudante de Jornalismo, Rodrigo Borges)

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.