Morre, aos 78 anos, dona Raimunda Quebradeira de Coco - Atitude Tocantins
Morre, aos 78 anos, dona Raimunda Quebradeira de Coco
Destaques Estado

Morre, aos 78 anos, dona Raimunda Quebradeira de Coco

Morre, aos 78 anos, dona Raimunda Quebradeira de Coco
Avalie esse post

Faleceu na noite desta quarta-feira (07) Raimunda Gomes da Silva, a Dona Raimunda Quebradeira de Coco. O falecimento aconteceu em sua residências, no assentamento Sete Barracas, em São Miguel do Tocantins,no extremo norte do estado.

Da Redação

A informação foi confirmada por amigos e familiares. Dona Raimunda tinha 78 anos e lutava contra a diabetes, inclusive estava com muita dificuldade de enxergar. Nas redes sociais vários amigos e ativistas culturais do Tocantins lamentaram a morte da  trabalhadora rural.

Histórico

Dona Raimunda foi líder comunitária e ativista política de destaque nacional. Ela foi umas das fundadoras do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), criado em 1991, que atua no Pará, Maranhão, Piauí e Tocantins.

A quebradeira foi responsável também pela Secretaria da Mulher Trabalhadora Rural Extrativista do Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS) e umas das fundadoras da Associação das Mulheres Trabalhadoras Rurais do Bico do Papagaio (Asmubip).

A mulher chegou a recebeu o título de Doutora Honoris Causa da Universidade Federal do Tocantins e prêmios como o Diploma Mulher-Cidadã Guilhermina Ribeira da Silva (Assembleia Legislativa do Tocantins) e o Diploma Bertha Lutz (Senado Federal).

 

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós