Missas em homenagem ao Senhor do Bonfim têm horários e canais de transmissão definidos - Atitude Tocantins
Missas em homenagem ao Senhor do Bonfim têm horários e canais de transmissão definidos
Destaques Estado

Missas em homenagem ao Senhor do Bonfim têm horários e canais de transmissão definidos

Estão definidos os horários e canais de transmissão das missas em homenagem ao Senhor do Bonfim, nos municípios de Natividade, Araguacema e Tabocão, que tradicionalmente recebem romarias entre os dias 6 e 17 de agosto.

da redação

Este ano, as atividades presenciais foram canceladas para evitar aglomeração e, dessa forma, a propagação do novo Coronavírus, causador da Covid-19.

As missas serão celebradas, ao vivo, no próximo sábado, 15, em horários distintos. A do Distrito do Bonfim, em Natividade, será às 8 horas, com transmissão pelo Facebook da Paróquia Santo Antônio de Gurupi, Diocese de Porto Nacional; pelas emissoras de rádio Mais FM 95,9 (Gurupi) e Porto FM 87,9; além do canal do Youtube do Padre Jackson. Em Araguacema, a transmissão será às 18 horas, e poderá ser acompanhada pelos canais de Facebook da Paróquia Nossa Senhora da Divina Providência e do Frei Willian. Tabocão encerra a programação religiosa às 19h30, com transmissão pelo Facebook da Paróquia São Geraldo.

O Governo do Tocantins é parceiro na iniciativa, por meio da Agência do Desenvolvimento da Cultura, Turismo e Economia Criativa (Adetuc), com apoio cultural, e da Secretaria de Comunicação, com acompanhamento técnico. Uma reunião neste sentido foi realizada no dia 30 de julho, entre o presidente da Adetuc e secretário de Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Tom Lyra; o secretário de Comunicação, Élcio Mendes; Frei Willian Dantas; o Coronel Barbosa, da Polícia Militar do Tocantins; a superintendente do Desenvolvimento da Cultura, Lorena Ribeiro; a gerente de Acervos e Patrimônio Histórico e Artistico, Alline Alves; e a gerente de Fomento e Promoção da Cultura, Livia Iwasse.

“Seguimos a orientação do governador Mauro Carlesse, de buscar uma saída para garantir acesso dos fieis às missas do Senhor do Bonfim”, explica Tom Lyra, ressaltando a importância religiosa e cultural das romarias.

Tradição

Em Natividade, distante 220 km de Palmas, a romaria começou em 1750, no local onde um vaqueiro teria encontrado a imagem do Senhor do Bonfim, sobre um toco de árvore. Nas tentativas de envio da imagem para a cidade, distante 23 km, ela sempre retornava ao ponto de origem, onde foi erguida a igreja que se tornou ponto de peregrinação. Anualmente, o local chega a receber 120 mil romeiros neste período.

A romaria de Araguacema, a 292 km da Capital, ocorre desde 1932, às margens do Rio Piranhas, afluente do Rio Araguaia, a 40 km da cidade. As celebrações começam com um novenário e culminam com a missa campal em 15 de agosto, com participação em torno de 12 mil fieis por ano.

Em Tabocão, distante 165 km de Palmas, esta seria a 41º Romaria do Senhor do Bonfim, realizada paralelamente à Expotabocão. Um de seus pontos altos é a procissão de aproximadamente 1,5 km, entre a capela de Nossa Senhora de Aparecida e o Santuário do Senhor do Bonfim, localizado no alto de uma serra. A tradição teve início há 40 anos, quando um fazendeiro teria sido agraciado com um milagre, em Araguacema. Em gratidão, construiu uma igrejinha para fomentar a tradição em seu município.

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.