Meio Ambiente capacita técnicos para operar plataformas de coletas de dados nos Rios Formoso e Urubu - Atitude Tocantins
Meio Ambiente capacita técnicos para operar plataformas de coletas de dados nos Rios Formoso e Urubu
Destaques Estado Meio Ambiente Notícias

Meio Ambiente capacita técnicos para operar plataformas de coletas de dados nos Rios Formoso e Urubu

Meio Ambiente capacita técnicos para operar plataformas de coletas de dados nos Rios Formoso e Urubu
Avalie esse post

A partir desta terça-feira, 29, a equipe técnica de Hidrometeorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) participa de um curso de reciclagem, em campo, com o objetivo de operacionalizar com maior eficiência as quatros plataformas de coletas de dados (PCDs) instaladas nos rios Formoso e Urubu.


A capacitação, que segue até sexta-feira, será realizada pela empresa Hexis, a mesma que forneceu as plataformas para o órgão.

Até o momento quatro PCDs foram instaladas, sendo três no Rio Formoso e uma no Rio Urubu. As PCDs funcionam com energia solar e transmitem os dados por telemetria, via satélite. A rede de monitoramento hidrometereológica (chuva e vazão) enviará os dados para a Central de Monitoramento de Recursos Hídricos do Estado do Tocantins e da Agência Nacional de Águas (ANA).

A capacitação, segundo o gerente da Semarh, Lorenzo Rigo, é uma reciclagem oferecida pela empresa, onde foram instalados os equipamentos. “O objetivo é podermos operacionalizar com uma eficiência maior. Por isso, vamos rever desde a configuração do sistema, a calibração dos sensores de níveis e a precipitação”, afirmou Lorenzo Rigo.

Treinamento capacitará os técnicos do Meio Ambiente sobre como operar, com mais eficiência, as Plataformas de Coleta de Dados já instaladas - Governo do Tocantins
Treinamento capacitará os técnicos do Meio Ambiente sobre como operar, com mais eficiência, as Plataformas de Coleta de Dados já instaladas – Governo do Tocantins

O gerente destacou que a prática será fundamental para as PCDs que já estão em funcionamento e para as próximas que serão instaladas. “Ano que vem, a previsão é que serão mais seis plataformas adquiridas para monitorar os níveis dos rios que cortam o Tocantins”, adiantou.

O trabalho que a equipe de hidrometeorologia da Semarh realiza envolve monitoramento, coleta de dados, limpeza e calibração dos equipamentos. As platormas foram adquiridas por meio do Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão), realizado pela ANA.

Progestão

O Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão) é um programa de incentivo, por meio da ANA, aos sistemas estaduais para aplicação exclusiva em ações de fortalecimento institucional e de gerenciamento de recursos hídricos, mediante o alcance de metas definidas a partir da complexidade de gestão escolhida pela unidade da federação.

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *