Mecanismos voltados à redução da burocracia contribuem para que obras e serviços avancem continuamente, prega ATM - Atitude Tocantins
Mecanismos voltados à redução da burocracia contribuem para que obras e serviços avancem continuamente, prega ATM
Cidades Destaques Notícias

Mecanismos voltados à redução da burocracia contribuem para que obras e serviços avancem continuamente, prega ATM

Mecanismos voltados à redução da burocracia contribuem para que obras e serviços avancem continuamente, prega ATM
Avalie esse post

Durante simpósio, presidente da ATM defende a presença do conhecimento científico e técnico nos Municípios e a redução da burocracia para que benefícios prossigam

por Redação

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) é parceria da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Caixa Econômica Federal (CEF) na realização do Simpósio de Atenção às Cidades do Tocantins, realizado nesta terça-feira, 04, no auditório da ATM, em Palmas. Segundo os organizadores, o objetivo do encontro é apresentar aos prefeitos procedimentos práticos para investimentos em infra-estrutura e desenvolvimento urbano e social.

O presidente da ATM reconhece que a União, por meio de estatais bancárias como a Caixa, criam linhas de financiamentos voltados aos Municípios para a execução de obras em infraestrutura e demais áreas, “mas exige um aparato burocrático que dificulta os entes locais a contratarem. Registramos aqui o pedido para que sejam criados mecanismos de redução da burocracia, e assim facilitem as prefeituras a dar continuidade as obras e projetos”, pediu Jairo Mariano. 

O prefeito de Porto Nacional, Joaquim Maia, concorda com o presidente da ATM e disse que o modelo que estabelece os convênios entre União e Municípios dificulta a contratação. “Com ações e planejamentos é possível otimizar essa relação em busca de recursos junto à Caixa. Daí a importância desse evento realizado pela ATM e UFT para levar a capacitação necessária aos agentes municipais, por meio da Universidade”, disse.

Instituto de Atenção às Cidades

O treinamento dos gestores foi realizado pelo Instituto de Atenção às Cidades, da UFT. “O intuito é compreender e recolher as demandas dos Municípios para que a Universidade possa contribuir, por meio da colocação do conhecimento, soluções de ordem administrativa, tecnológica e de infraestrutura”, destacou o reitor da UFT, Eduardo Bovolato. O instituto reúne as graduações de engenharias da Universidade e estabelece linhas de estudos voltadas ao desenvolvimento local.

No encontro, os prefeitos, secretários e Gerentes Municipais de Convênios (GMCs) compreenderam como atua o Instituto e o seu auxílio aos Municípios. Além disso, a Caixa apresentou suas linhas de financiamentos destinados aos governos municipais. Além disso, atendimentos personalizados foram ofertados aos agentes municipais, com recolhimento de demandas e apresentações de soluções para cada Município.

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *