Lizarda será ponto de ligação da rota integrada entre Jalapão e Chapada das Mesas - Atitude Tocantins
Lizarda será ponto de ligação da rota integrada entre Jalapão e Chapada das Mesas
Destaques Estado Notícias Turismo

Lizarda será ponto de ligação da rota integrada entre Jalapão e Chapada das Mesas

Lizarda será ponto de ligação da rota integrada entre Jalapão e Chapada das Mesas
Avalie esse post

Adetuc deverá realizar inventário do município para aumentar sua competitividade turística.

por Redação

Município inserido no Roteiro Turístico Encantos do Jalapão, Lizarda, a 282 km de Palmas é a porta de acesso para os maranhenses à região e poderá assumir papel importante no projeto de integração das rotas turísticas Chapada das Mesas-Jalapão.

Missão técnica visando a viabilidade desta nova rota foi realizada entre os dias 2 e 5 de novembro, com representantes dos governos estaduais, Sebrae dos dois estados, prefeitos, além de empresários do trade turístico. A saída ocorreu em Balsas, com destino a São Félix, Mateiros e Ponte Alta, que conquistaram os vizinhos maranhenses com seus fervedouros e cachoeiras. Uma nova missão, dessa vez partindo do Tocantins rumo ao estado vizinho, está prevista para o mês de dezembro, tendo como foco os atrativos da Chapada das Mesas.

Missão técnica saiu do Maranhão em direção ao Tocantins Foto: Sebrae/Divulgação

A Agência Estadual de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) foi representada na missão pela Gerência de Produtos Turísticos, e a proposta do roteiro visa turistas dispostos a um maior tempo de permanência na região, entre seis e oito dias, tendo os aeroportos de Palmas e Imperatriz (MA), seriam as portas de entrada e saída.

São 690 km separando os dois destinos, com uma grande variedade de atrativos naturais que anualmente recebem milhares de visitantes, separadamente.

Visitantes aprovaram os atrativos do Jalapão, entre eles os fervedouros. Foto: Sebrae/Divulgação

O processo de levantamento de necessidades estruturais e roteirização já está em andamento, e contará com investimentos do Sebrae e dos governos estaduais.

Lizarda

Conhecido pela tradição da Festa dos Caretas, realizada durante a Semana Santa, o município conta com cerca de 4 mil habitantes e registra o início do povoamento a partir de 1824, com a chegada da família de José Benedito da Silva, originária do Piauí. O nome do município, que deixou de ser distrito de Pedro Afonso em 1953, é uma homenagem à sua única filha mulher, Lizarda Maria.

Durante a missão, Lizarda foi identificada como importante ponto de parada, onde a equipe foi recebida para almoço em restaurante local. A missão do Estado será apoiar a Prefeitura na identificação dos atrativos naturais da região – o mapeamento que está em curso, pela gestão local, já aponta a existência de quatro fervedouros – e realizar o inventário turístico para preparar o município para uma maior permanência dos turistas na localidade, com capacitações e melhorias estruturais. A meta será deixar Lizarda competitiva diante em um roteiro com alto grau de atratividade.

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *