Liga Feminina realiza palestra sobre o Câncer durante o Cooperar - Atitude Tocantins
Liga Feminina realiza palestra sobre o Câncer durante o Cooperar
Cidades Gurupi (TO) Mulher e Sociedade Notícias Saúde Saúde

Liga Feminina realiza palestra sobre o Câncer durante o Cooperar

Liga Feminina realiza palestra sobre o Câncer durante o Cooperar
5 (100%) 1 vote

Na manhã desta quarta-feira, 18, a enfermeira voluntária da Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer, Elisangela Marinho Duarte, realizou uma palestra aos colaboradores da Cooperfrigu durante a programação do 13º Programa Socioambiental Cooperar.

Por George Henrique / Ascom Cooperfrigu

A palestrante conscientizou sobre a campanha do Outubro Rosa, a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer do colo do útero. Para aproveitar a grande presença masculina, a enfermeira falou um pouco sobre o Novembro Azul que se aproxima, mês dedicado ao combate do câncer de próstata.

“A partir do momento em que começarmos a ingerir mais frutas, verduras, legumes e praticar atividades físicas será um grande avanço na prevenção do câncer. Em média, 90% dos casos de câncer podem ser prevenidos através de mudanças de hábitos relacionados a alimentação e a atividade física”, esclareceu Elisangela Duarte.

Sobre o câncer de mama, a enfermeira repassou algumas dicas de prevenção. “O principal método de prevenção é a realização do autoexame da mama, pois ele é capaz de obter um diagnóstico precoce do câncer. Esse diagnóstico ajuda a ter mais sucesso no tratamento chegando a quase 100% de chances de cura”, explicou.

Elisangela Duarte alertou as mulheres a respeito da importância em realizar exames como o Papanicolau e o HPV para detectar a presença de lesões pré-cancerosas antes que elas se transformem em tumores malignos, como o câncer do colo do útero. 

Ao se direcionar aos homens, a palestrante lamentou o grande número de casos de câncer de próstata no Brasil. “Quanto mais os anos passam, mais os homens fogem do exame de próstata. Homens, não tem jeito, chegou nos 45 anos não tem como fugir. Se cuidar é o melhor remédio”, advertiu.

Para a coordenadora do Programa Socioambiental Cooperar, Andrea Stival, a temática é uma preocupação na sociedade e a Cooperfigu está empenhada em contribuir com o bem estar dos colaboradores. “Nós sabemos que o câncer é um problema mundial de saúde pública. Essa aproximação com a Liga Feminina facilita o entendimento de nossos colaboradores quanto às consequências desta doença e ajuda eles a procurarem a melhor forma de prevenir”, disse.

A Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer é situada na Av. Piauí, entre as ruas 8 e 9, no centro de Gurupi. As pessoas interessadas em conhecerem o trabalho realizado pelas mulheres da liga podem ir até o local.

Água

O quarto dia do Cooperar acontecerá nesta quinta-feira, 19, a partir das 11 horas, na sede da Cooperfrigu. Haverá uma palestra sobre o consumo consciente da água com engenheiro agrícola da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Diego Raoni da Silva Rocha, e música ao vivo com o cantor gurupiense Igor Rodrigues.

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *