Liga Acadêmica de Direitos Humanos da Unirg debate Lei Maria da Penha como prevenção da violência doméstica e familiar - Atitude Tocantins
Liga Acadêmica de Direitos Humanos da Unirg debate Lei Maria da Penha como prevenção da violência doméstica e familiar
Notícias Opnião

Liga Acadêmica de Direitos Humanos da Unirg debate Lei Maria da Penha como prevenção da violência doméstica e familiar

Liga Acadêmica de Direitos Humanos da Unirg debate Lei Maria da Penha como prevenção da violência doméstica e familiar
Avalie esse post

Em artigo, a Presidente da Liga Acadêmica de Direitos Humanos, Thaís Amazilia Fraga Souza, comenta os 13 anos da Lei n° 11.340/2006 salvou a vida de muitas mulheres. 

por Thaís Amazilia Fraga Souza

Há 13 anos a Lei n° 11.340/2006 salvou a vida de muitas mulheres, mas falta investir na prevenção. Sendo assim, o aniversário da Lei Maria da Penha foi a temática escolhida para a 1ª atividade de extensão da Liga Acadêmica de Direitos Humanos da Unirg. 

Considerando a extrema necessidade da promoção e a realização de campanhas educativas de prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher, voltadas ao público escolar e à sociedade em geral, a LADH realizou uma palestra no Centro de Ensino Médio Bom Jesus, abordando a história da Lei Maria da Penha e os instrumentos de proteção aos direitos humanos das mulheres. A atividade foi acompanhada por 200 alunos do Ensino Médio. 

Além disso, a liga acadêmica promoveu uma ação preventiva no Campus 1 da Universidade de Gurupi. Os banheiros femininos estiveram repletos de mensagens de apoio às vitimas de violência doméstica e teve um espaço para relatos de experiência. 

Estou surpresa pela repercussão da ação, estamos recebendo muitas mensagens de apoio e sugestões para a realização de outras atividades.  Compartilhar com a comunidade acadêmica e geral uma temática polêmica e ainda considerada como tabu foi um grande desafio, mas trouxe incentivo para por em prática a reflexão de temáticas relevantes e pouco discutidas.

 A Liga Acadêmica de Direitos Humanos é um projeto criado por acadêmicos do Curso de Direito da Universidade de Gurupi para o desenvolvimento de ações para promoção e defesa dos direitos humanos.

Seguindo a vertente ensino, pesquisa e extensão o grupo se propõe a apoiar projetos de entidades, articular iniciativas preventivas, conquistar e solidificar parcerias, difundir notícias, informações, conhecimentos, assessorar a comunidade geral e acadêmica, entre outras ações.

A liga é formada por 14 acadêmicos do curso de Direito e é orientada pelo professor Raniere Fernandes, atual coordenador de estágio do  curso de direito. Além disso a liga possui como membros colaboradores, professores do curso de direito, egressos da casa e profissionais atuantes na área de Direitos Humanos. A LADH foi fundada em Abril de 2019 e está iniciando suas atividades nesses semestre 2019/2 e está aberta à parcerias, críticas e sugestões.

 Thaís Amazilia Fraga Souza

Presidente da Liga Acadêmica de Direitos Humanos

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.