Junior Marajó anuncia aumento de quase 14% aos professores - Atitude Tocantins
Junior Marajó anuncia aumento de quase 14% aos professores
Cariri do TO Cidades Destaques Educação Notícias

Junior Marajó anuncia aumento de quase 14% aos professores

Junior Marajó anuncia aumento de quase 14% aos professores
Avalie esse post

Valorização, é o sentimento destacado pelos professores da rede municipal de Cariri do Tocantins após reunião com o prefeito Junior Marajó, no final da tarde desta sexta-feira, 26, na sede da Prefeitura, quando foi anunciado o aumento salarial de 13,78% retroativo a fevereiro que será pago parceladamente, sendo que a primeira parcela já será no pagamento desse mês que será feito até o dia 1º de junho.

Ao anunciar o aumento, o prefeito destacou que sua intenção é sempre valorizar todos os trabalhadores e que tem um olhar especial à educação.  Adiantou aos educadores que a Procuradoria da Prefeitura, por meio da Procuradora Geral, Tharcia Aurélia Setubal, está trabalhando para reformular as leis que regem o trabalho educacional e elaborar o Plano de Cargos Carreira e Remuneração (PCCR) bem real com condições da Prefeitura arcar.

“Não adianta fazermos algo agora sem um estudo aprofundado e que futuramente pode extrapolar as condições da Prefeitura e impossibilitar o pagamento, por isso nossos advogados vão elaborar esse estudo e logo teremos novidades. Os professores de Cariri não terão apenas um emprego, mas uma carreira, sabendo o que ganham hoje e o que vão ganhar daqui a 10 anos”, destacou completando também que nesse mês seis professores receberão suas progressões.

Satisfação

O diretor da Escola Municipal Divina Ribeiro Borges, Iomar de Morais, satisfeito com a novidade, destacou a predisposição do prefeito em atender esse desejo dos professores, que há cinco anos não recebia aumento estando com as remunerações estagnadas. Segundo ele, o aumento é gratificante, mas o mais importante foi a sensibilização da gestão em chamar a categoria para conversar.

A professora Gizilene Gomes também parabenizou a abertura do diálogo promovido pela gestão comentando que essa foi a primeira vez que os professores foram chamados para uma conversa. “Nossa classe nunca foi respeitada como está sendo hoje, e falamos isso não apenas pelo aumento de quase 14%, mas por nos chamar para conversar, pois isso nunca tinha ocorrido, tanto que cada um de nós estava apreensivo imaginando o que seria  o motivo dessa reunião”, explanou.

O professor e vereador Ederson Soares destacou que a categoria da educação trabalha com foco na produtividade e que num momento de crise por qual passa todos os municípios do país, o prefeito Junior Marajó anunciar um aumento de quase 14% mostra que ele está preocupado em garantir uma educação de qualidade começando pela valorização dos professores. “Nós só temos que parabenizar a atitude do prefeito e da secretaria de Educação em conceder esse aumento tão esperado pela categoria”, pontuou.

A secretária municipal de Educação, Suzana Maria Pereira, explanou que o último aumento recebido pelos professores foi em 2011, e em menos de seis meses o prefeito Junior Marajó já anunciou um aumento significativo. “Há cinco anos nossa carreira estava estagnada, sem nenhum aumento, sem pagamento de 14º salário, sem recomposição, e esse reajuste vem num ótimo momento e vai ampliar o poder de compra dos professores”, comentou.

Ao final da reunião, o prefeito Júnior Marajó afirmou estar satisfeito com o trabalho dos professores, mas sabe que a cada dia pode melhorar e pediu que os professores continuem com o empenho que têm para que as crianças e jovens de Cariri possam ter uma educação de qualidade. Ele relembrou que em campanha uma de suas bandeiras era a educação e afirmou não ter esquecido disso, pois acredita que só por meio da educação a cidade pode desenvolver e a gestão está aberta para fazer os investimentos necessários. Junior enfatizou que seu trabalho será voltado a todas as categorias municipais.

Cariri do Tocantins atualmente conta com 674 alunos assistidos pela rede municipal, divididos entre a Escola Divina Ribeiro, que atende da educação infantil ao nono ano, e a creche que trabalha com crianças de 0 a 3 anos.

Comissão

A Procuradoria da Casa adiantou que será formada uma comissão para elaborar os estudos do PCCR e destacou a importância da participação de representantes dos professores, da prefeitura e da câmara de vereadores. Segundos os advogados, as discussões com essa comissão devem começar no segundo semestre tudo com o objetivo de elaborar o melhor plano.

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *