Jovem Senadora do Tocantins compartilha experiência de aprendizado no Programa - Atitude Tocantins
Jovem Senadora do Tocantins compartilha experiência de aprendizado no Programa
Educação Eleições Política Tocantins

Jovem Senadora do Tocantins compartilha experiência de aprendizado no Programa

Jovem Senadora do Tocantins compartilha experiência de aprendizado no Programa
Avalie esse post

Elda Chaves Macedo escreveu a redação ‘Democracia e Participação’, que aborda a Constituição Federal e a participação do cidadão na sociedade

por Redação

A estudante do Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday, de Palmas, Elda Chaves de Macedo, está em Brasília representando o Estado no Programa Jovem Senador. Junto a outros 26 estudantes, cada um representando uma unidade da federação, ela participa, durante toda a semana, de uma simulação na qual são eles os legisladores do País.

Os 27 estudantes são vencedores do concurso de redação do Programa Jovem Senador, cujo tema foi “Cidadão que acompanha o orçamento público dá valor ao Brasil”. Neste ano, no Tocantins, foram registrados 275 inscritos.

Elda Chaves Macedo escreveu a redação ‘Democracia e Participação’, que aborda a Constituição Federal e a participação do cidadão na sociedade

Elda contou que a maior parte do tempo fica no Senado e participa de discussões junto aos colegas, divididos em 3 comissões com 9 estudantes cada uma. As comissões debatem sobre projetos de leis que podem ser criados.

“Estou aprendendo muito sobre como as leis são criadas, e vi que não é tão fácil quanto eu achava”, pontuou a estudante.

Para participar do certame, Elda escreveu a redação ‘Democracia e Participação’, que aborda a Constituição Federal e a participação do cidadão na sociedade. “Relacionei a democracia e como ela envolve o cidadão, além de falar porque é importante entendermos que a Constituição existe e garante os nossos direitos, já que vivemos numa democracia”.

Elda está acompanhada do diretor do Colégio Dom Alano, Givanildo Ferreira Bento

Junto a sua comissão, ela desenvolveu um projeto parecido. É o ‘Minuto da Constituição’. “O projeto da minha comissão serve para que sejam veiculadas propagandas na TV, no rádio e na internet sobre a Constituição, para a população entende-la”, explicou.

Eles tomaram posse na terça-feira, 26, no Plenário do Senado Federal. Além das atividades de senadores, os estudantes realizaram visitas a pontos turísticos, como Praça dos Três Poderes. O retorno de Elda para o Tocantins será no sábado.

Programa Jovem Senador

O Projeto Jovem Senador foi criado em 2011 e dá aos estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais com idade até 19 anos a chance de conhecer de perto o processo legislativo brasileiro. Para concorrer, os jovens fazem redações sobre um assunto determinado a cada ano.

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *