Jalapão volta a ser destaque em reality de sobrevivência - Atitude Tocantins
Jalapão volta a ser destaque em reality de sobrevivência
Destaques Estado Notícias

Jalapão volta a ser destaque em reality de sobrevivência

Destino conhecido dos apaixonados pelo ecoturismo e pelo turismo de aventura, o Jalapão encanta por suas águas abundantes, chapadões e serras com clima de savana, com direito a dunas e impressionantes formações rochosas. A beleza e o isolamento da região têm chamado a atenção de produtores de  televisão e cinema, e o resultado é a estreia, nesta terça-feira, 29, de mais um reality show, Largados e Pelados, do Discovery Channel. Exibição a partir das 21h30, com classificação indicada para maiores de 16 anos.

Mas desta vez, o público deverá deixar de lado a belíssima fotografia da recente novela  O Outro Lado do Paraíso (Globo). O que se verá é o lado inóspito da região. O cenário do Tocantins é pintado pelo programa como um habitat que beira à tortura. “O calor insuportável transforma os rios em areia, e incêndios destroem o verde, deixando para trás um terreno desolado. Quente, seco e imperdoável, o Jalapão é um dos ambientes mais duros do planeta”, descreve o narrador.

Justamente por buscar os maiores desafios é que o programa foi gravado em setembro do ano passado (2017), período conhecido pelas queimadas na região, após apresentação do projeto ao Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

Reality de sobrevivência 

Largados e Pelados se tornou um fenômeno mundial. Em cada temporada, um homem e uma mulher (às vezes um grupo) são deixados em um lugar isolado, sem roupa ou mantimentos, e precisam sobreviver durante 21 dias ao clima, aos predadores e à falta de recursos. Não há prêmio para os participantes, apenas o desafio.

No episódio do Jalapão, os participantes são o ambientalista Gary Goldin, de 45 anos, e a atleta de resistência Karra Falkenstein, de 35. Os dois têm experiência prévia com situações extremas nos Estados Unidos, mas se chocaram com a realidade do Jalapão.

Para piorar, a área do parque onde Karra e Gary são deixados serve de moradia para lobos, onças-pintadas e mutucas (mosquitos que chupam sangue de suas vítimas e costumam provocar reações alérgicas).

Nos Estados Unidos, o episódio no Jalapão de Largados e Pelados estreou  no início de abril e foi visto por 1,3 milhão de espectadores. No Brasil, é um dos programas mais vistos do canal.

Jalapão

Distante cerca de 300 km de Palmas, para os turistas, a maioria dos atrativos do Jalapão está localizada nas cidades de  Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins. Em meio a 34 mil km² de paisagem árida, a região é cortada por uma imensa teia de rios, riachos e ribeirões, todos de águas transparentes e potáveis.

Entre os atrativos mais procurados estão a Cachoeira da Velha, as Dunas, Cachoeira da Formiga, fervedouros, Serra da Catedral.

Além da novela O Outro Lado do Paraíso e do reality Largados e Pelados, o Jalapão já foi cenário para variados programas de TV e filmes. Em fevereiro de 2017, recebeu outra produção do Discovery Channel, o Desafio em Dose Dupla. Também passaram por lá produções dos filmes Deus é Brasileiro (2003) e Xingu (2011); do reality show americano Survivor (2009); da novela das 18 horas da Rede Globo, Araguaia (2010), além de documentários e edições especiais de programas jornalísticos, como o Globo Repórter.

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *