Implantação de Colégio Militar é debatida em Gurupi - Atitude Tocantins
 Implantação de Colégio Militar é debatida em Gurupi
Destaques Educação Estado Notícias

 Implantação de Colégio Militar é debatida em Gurupi

 Implantação de Colégio Militar é debatida em Gurupi
Avalie esse post

Com a intenção de buscar soluções diante as divergências de parte da comunidade escolar, que relutam em aceitar o modelo militar na educação, a deputada federal Josi Nunes (PMDB) promoveu uma reunião com a participação de representantes da Seduc, Comando Geral da Polícia Militar, Diretoria Regional de Ensino de Gurupi e vereadores da cidade.

por Redação


O debate aconteceu na tarde da última sexta-feira, 22, na sede da Diretoria Regional de Ensino de Gurupi, ocasião em que Secretária Estadual de Ensino, Wanessa Zavarese Sechim, repassou a dificuldade do estado em convencer a comunidade escolar do CEM Arizinho e CEM Gurupi que preterem o modelo que está sendo disputado pelas cidades de Porto Nacional, Paraíso do Tocantins e Formoso do Araguaia.

De acordo com a deputada Josi Nunes a implantação do Colégio Militar é um compromisso do governador Marcelo Miranda com a comunidade de Gurupi que vem sendo discutido desde o ano de 2015 pela Polícia Militar e pela Secretaria Estadual de Educação.

“Não encontramos a estrutura viável para implantar esta Escola Militar e a que já existe tem uma formatação difícil de quebrar agora e estamos penando em outras possibilidades com outras escolas e alternativas para implantar a Escola em Gurupi. O governador Marcelo Miranda deseja a implantação em Gurupi e o objetivo é que em 2018 ou no máximo 2019 esta escola seja implantada em Gurupi”, disse a deputada.

Para os militares, o CEM Gurupi é a unidade com mais encaixa com a proposta, mas a comunidade escolar rejeitou a proposta. Diante disso, foi proposto a implantação na Escola do setor Waldir Lins que irá ser reconstruída nos próximos meses por meio de um convênio entre o Governo do Tocantins e o Banco Mundial no valor de R$ 2,4 milhões.  

Participaram da reunião a Secretária Wanessa Sechim, a Diretora Regional, Sonia Dal Molin, Comandante Geral da PM Cel. Glauber Santo e vereadores de Gurupi

“Foi discutido a questão do CEM Arizinho, CEM do Setor Aeroporto e CEM Gurupi e agora nesta reunião surgiu a possibilidade do Waldir Lins que vai ser totalmente reconstruído e se houver apoio da comunidade, professores, alunos e pais poderá ser uma alternativa”, disse a deputada.

Em entrevista ao Portal Atitude, o Comandante Geral da Polícia Militar, Cel. Glauber de Oliveira Santos,  falou sobre o modelo implantado em outras cidades, como Palmas.

“Por três anos consecutivos nós fomos o primeiro colocado no Enem e hoje estamos expandindo esta rede que é respaldada pelo governador que se mostra preocupado com a qualidade de ensino e a Polícia Militar só aceita no sentido de somar. É bom lembrar que todo conteúdo pedagógico, orientação aos professores são feitos pela Secretaria Estadual de Educação e o militar só entra com a gestão e exigimos a participação dos pais”, disse o comandante. “Estamos percebendo aqui uma mobilização muito grande capitaneada pela deputada Josi Nunes com participação dos vereadores que hoje aqui teve a presença de quase a plenitude dos vereadores”, reiterou.

De acordo com o comandante a falta de efetivo não compromete a implantação do Colégio Militar em Gurupi.

“Hoje temos condições de otimizar os nossos recursos humanos e temos da onde tirar este efetivo sem prejudicar as demais atividades da PM e lembramos que é uma atividade preventiva da Polícia Militar, inclusive é o papel constitucional da Polícia Militar é a prevenção e a Escola Militar é a melhor forma de prevenir”, explicou.

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *