IBGE aponta leve recuperação do setor de serviços no Tocantins em maio - Atitude Tocantins
IBGE aponta leve recuperação do setor de serviços no Tocantins em maio
Destaques Economia Emprego Estado Negócios Notícias

IBGE aponta leve recuperação do setor de serviços no Tocantins em maio

Mesmo em meio aos efeitos da pandemia, o volume de serviços no Tocantins registrou leve recuperação em maio (0,8%), na comparação com o mês de abril, assim como ocorreu com as vendas do comércio (5,9%). A maior parte (16) das 27 unidades da federação assinalou retração no setor acompanhando o recuo de 0,9% observado no Brasil. É o que mostra a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

por Redação

Desde janeiro de 2020, o setor de serviços tocantinense vinha registrando índices negativos na variação mês/mês anterior, na série com ajuste sazonal. Em abril, o recuo foi de 3,7%. Os dados do IBGE apontam que os resultados positivos de maio observados no Tocantins e em outros estados foram impulsionados, especialmente, pelos segmentos de transporte rodoviário de cargas e de alojamento e alimentação.

Na comparação com maio de 2019, o recuo do volume de serviços no Brasil (-19,5%) foi acompanhado por 25 das 27 unidades da federação. Assim como em abril, Tocantins registrou queda (-6,7%). As únicas contribuições positivas para a formação do índice global vieram do Mato Grosso (6,3%) e de Rondônia (9,3%).

No acumulado de janeiro a maio de 2020, frente a igual período do ano anterior, a queda do volume de serviços no Brasil (-7,6%) se deu de forma disseminada entre os locais investigados, já que 26 das 27 unidades da federação também mostraram retração na receita real de serviços. No Tocantins o recuo foi de 2,7%.

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *