IBAMA contrata 187 brigadistas para combate de queimadas no Tocantins - Atitude Tocantins
IBAMA contrata 187 brigadistas para combate de queimadas no Tocantins
Destaques Estado Meio Ambiente Notícias

IBAMA contrata 187 brigadistas para combate de queimadas no Tocantins

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) está finalizando o processo seletivo simplificado para contratação de 187 Brigadistas de combate, sendo: 4 Gerentes, 26 Chefes de Esquadrão, 8 Chefes de Brigada, 27 Agentes de Manejo Integrado do Fogo e 122 Brigadistas.

por Redação

Essa contratação faz parte do PREVFOGO – Programa de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais em Terras Indígenas no Estado do Tocantins.

Os contratos têm duração de seis meses e terão vigência a partir do próximo mês. As vagas foram destinadas prioritariamente para membros das comunidades indígenas.

Os brigadistas irão atuar em prevenção e combate aos incêndios florestais nas Terras de 5 grupos Indígenas do Tocantins (Apinajé, Krahô, Xerente e Karajá/Javaé da Ilha do Bananal). A extensão da área a ser atendida pelos brigadistas é de aproximadamente 2 milhões de hectares.

Os contratados serão treinados pelos técnicos do Ibama e receberão todo o material para as ações em campo.

Os brigadistas serão remunerados com valores que vão desde 1 salário mínimo – R$ 998,00 (para Brigadistas) até 4 salários mínimos – R$ 3.992,00 (ao cargo de Gerente). Os participantes ainda terão outras vantagens: auxílio-alimentação, auxílio pré-escolar, auxílio-transporte (quando couber) e seguro acidente.

De acordo com o responsável pelo PREVFOGO, Analista Waner Lima, “esse Programa garante mão-de-obra para proteção ambiental das Terras Indígenas, que em geral são extensas e ficam rodeadas de propriedades rurais. O fogo causa perdas ao meio ambiente e prejuízos financeiros, além de riscos aos moradores dessas localidades.”

“Também não podemos esquecer outro aspecto importante dessas contratações é que elas proporcionam renda fundamental para as comunidades indígenas. O IBAMA, por meio dessa ação, mostra seu apreço e cuidado com esses povos tradicionais”, conclui Waner Lima”

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *