História de superação do paratleta João Saci emociona estudantes de Palmas - Atitude Tocantins
História de superação do paratleta João Saci emociona estudantes de Palmas
Destaques Esporte Notícias

História de superação do paratleta João Saci emociona estudantes de Palmas

História de superação do paratleta João Saci emociona estudantes de Palmas
Avalie esse post

Os estudantes assistiram à palestra voltada para o projeto de vida, superação de desafios e autoaceitação

por Redação

O auditório do Colégio da Polícia Militar Unidade II, de Palmas, ficou repleto de estudantes emocionados com a história do paratleta, João Carlos Costa, o João Saci. Como parte da programação do mês do estudante, promovida pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), a palestra ‘Nascido para Vencer – Uma vida de Superações’, baseada no livro de mesmo nome, trouxe motivação a estudantes de escolas de Palmas, na tarde da última terça-feira, 27.

O atleta goiano contou sua trajetória, marcada pela superação e força de vontade, no esporte e na luta contra o câncer desde os 17 anos de idade. Durante anos de tratamento, a doença reapareceu diversas vezes. Ele teve que amputar uma perna, mas não deixou de acreditar que era possível realizar seus objetivos.

João Saci falou sobre superação, autoaceitação e projeto de vida

No ano de 2002, depois de ter amputado a perna, João Saci foi campeão brasileiro de natação, conseguindo índice paralímpico para os Jogos de Athenas – 2004.  Após deixar as piscinas, João Saci começou a se dedicar ao crossfit – atividade esportiva que envolve diversas modalidades como levantamento de peso, ginástica e atletismo.

Para seguir na carreira de atleta, ele precisou de uma prótese especial e com a ajuda de várias pessoas em uma campanha de financiamento coletivo, ele arrecadou dinheiro suficiente para a aquisição. O foco do paratleta foi a superação e a autoaceitação.

“Todas essas fases da minha vida me ajudaram a enxergar novas possibilidades. O segredo está na capacidade de aprender com problemas, ter resiliência. É claro que é preciso ter um propósito na vida também, para lutarmos pelos objetivos e nos tornarmos pessoas melhores a cada dia”, ponderou.

Titular da Seduc, Adriana Aguiar ressaltou a importância da palestra para a formação dos estudantes. “A história de João Saci é inspiradora. Esses estudantes são multiplicadores desse exemplo de superação e força de vontade, que é um estímulo para que eles abracem as oportunidades, desenvolvam seus projetos de vida e realizem seus sonhos, sem deixar de acreditar que são possíveis”, enfatizou. 

Professora Adriana ressaltou a importância da palestra para a formação dos estudantes

Motivação

 Na ocasião, o estudante Rubem Eduardo, da Escola Estadual de Tempo Integral Professora Elizângela Glória Cardoso, falou sobre o aprendizado com o projeto de vida, tema ligado à palestra de João Saci. “Eu aprendi a interagir melhor com os colegas e hoje faço parte de clubes, sou extrovertido e vejo que é importante valorizarmos o planejamento de nossos sonhos e batalharmos por eles”.

O estudante Gabriel Cabral, do CPM unidade I, contou que a ação foi importante para a valorização do estudante. “Aprendemos que precisamos ter foco na realização do nosso projeto de vida e não devemos desistir do que queremos. Essa palestra me deixou motivado e pronto para enxergar as coisas de outra forma”, finalizou.

Apresentações

Durante o evento, foi feita uma apresentação teatral do projeto Estudantes da Alegria do Colégio Estadual São José

 Durante o evento, foi feita uma apresentação teatral do projeto ‘Estudantes da Alegria’ do Colégio Estadual São José, e ainda foram entoadas músicas pela Orquestra Sanfônica Amor Perfeito, da Escola Estadual Vila União, que foi homenageada pelos 7 anos de atuação no Estado.

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *