Gurupi | Maior evento de Inovação Científica do Tocantins: 4ª SICTEG será realizada em outubro - Atitude Tocantins
Gurupi | Maior evento de Inovação Científica do Tocantins: 4ª SICTEG será realizada em outubro
Cidades Destaques Educação Gurupi (TO) Negócios Notícias Tecnologia Unirg

Gurupi | Maior evento de Inovação Científica do Tocantins: 4ª SICTEG será realizada em outubro

Gurupi | Maior evento de Inovação Científica do Tocantins: 4ª SICTEG será realizada em outubro
Avalie esse post

“Ciência para Redução das Desigualdades” é o tema da 4ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (SICTEG), que acontecerá no mês de outubro. Maior evento de inovação científica e tecnológica do Tocantins, a SICTEG é promovida pela Prefeitura de Gurupi, por meio do Programa InovaGurupi da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.

por Redação


O tema escolhido para esta 4ª edição está alinhado à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT/MCTI), e tem como foco o debate acerca da contribuição das Ciências Sociais e Humanas para a redução das desigualdades no Brasil.

“Gurupi é um dos polos universitários mais importantes do Tocantins e a cada ano as descobertas em ciência, tecnologia e inovação ajudam a melhorar o conhecimento e a qualidade de vidas dos cidadãos, por isso estamos sempre investindo nesses segmentos, para que possamos sempre caminhar rumo ao desenvolvimento”, afirma o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira.

“Estamos sempre investindo nesses segmentos, para que possamos sempre caminhar rumo ao desenvolvimento”, Laurez Moreira. Foto: Lino Vargas/Secom

“Esse evento mostra a preocupação da nossa gestão em despertar a inovação científica e tecnológica no cidadão gurupiense e região”, ressalta a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Keila Iwasse.

“Sua principal relevância está em apresentar o potencial de Gurupi e região na área de Ciência, Tecnologia e Inovação, assim como dar acesso à população local e regional aos resultados de atividades de Pesquisa e Extensões de forma mais interativa, permitindo compreender a aplicabilidade da ciência para a vida cotidiana”, explica a professora Adriana Terra, coordenadora do Programa InovaGurupi.

Edição passada (3ª SICTEG): Foto: Lino Vargas/Secom

O evento é organizado de forma integrada pelas instituições de ensino superior de Gurupi, Centro Universitário UnirG, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Conselho de Gestores da Região Sul/TO, com o apoio dos segmentos: Governo, SEBRAE e Setor Produtivo.

“As três instituições trabalham juntas para o desenvolvimento regional, buscando otimizar os recursos, tanto humanos como de infraestrutura, e isso traz um ganho para a sociedade e para o município”, afirma o diretor do IFTO em Gurupi, Marcelo Terra.

Para o professor Luiz Silveira, representante da UFT de Gurupi no Programa Inova, a SICTEG é um meio para divulgar as descobertas inovadoras das instituições de ensino. “A SICTEG oportuniza a divulgação de nossos trabalhos e nesta edição iremos ofertar palestras e minicursos com temas de interesse acadêmico e do público local, como por exemplo a produção de alimentos”, disse.  

Edição passada (3ª SICTEG): Foto: Lino Vargas/Secom

A 4ª SICTEG será realizada de 17 a 19 de outubro no Campus do IFTO de Gurupi, com abertura oficial no dia 17, a partir das 19h.

A programação da Semana será diversificada com palestras, exposições, minicursos, mostras científicas, e outros. Em breve será divulgada na íntegra.

Inscrições

As inscrições para participar da Semana já estão abertas na página da SICTEG, que pode ser acessada no endereço www.sicteg.com.br, e também poderão ser realizadas durante o evento. Mais de 21 mil pessoas já se inscreveram.

Também estão abertas as inscrições para quem deseja ministrar minicursos e para submissão de trabalho científico. O prazo final é 19 de setembro. Para mais informações acessar a página da SICTEG e clicar na aba Chamada de Trabalhos.

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *