Gravação de novela movimenta economia e cotidiano de Ponte Alta - Atitude Tocantins
Gravação de novela movimenta economia e cotidiano de Ponte Alta
Cultura Destaques Entretenimento Estado Famosos Notícias Novelas

Gravação de novela movimenta economia e cotidiano de Ponte Alta

Avalie esse post

Cerca de cem profissionais da emissora estão na cidade e têm movimentado o comércio local e o cotidiano dos moradores. “Acredito que não houve prejuízo no fato do Governo ter fechado o Jalapão para gravação da novela. Na verdade, isso foi um investimento”, disse o  proprietário da Pousada Vereda das Águas, José Arilon.

Jesuino Santana Jr 

A região do Jalapão no Tocantins será o cenário da nova novela das nove da Rede Globo, “O Outro Lado do Paraíso”, com previsão de estreia para o mês de outubro. As gravações das cenas iniciaram em Palmas e seguiram em pontos turísticos do município de Ponte Alta. Cerca de cem profissionais da emissora estão na cidade e têm movimentado o comércio local e o cotidiano dos moradores.

Para se ter uma ideia desse impacto, todos os locais de hospedagem da cidade foram reservados com antecedência pela Rede Globo para os seus profissionais. O proprietário da Pousada Vereda das Águas, José Arilon de Souza, contou que a cidade está bem movimentada e que existe uma grande expectativa dos moradores de Ponte Alta em saber onde os atores estão hospedados. Ele disse também que o fluxo de pessoas fez com que a cidade mantivesse o ritmo de ocupação registrado no mês de julho durante a alta temporada.

José Arilon de Souza, proprietário da Pousada Vereda das Águas, disse que o fluxo de pessoas fez com que a cidade mantivesse o ritmo de ocupação registrado no mês de julho durante a alta temporada

“Acredito que não houve prejuízo no fato do Governo ter fechado o Jalapão para gravação da novela. Na verdade, isso foi um investimento, pois essa novela vai ser como uma espécie de merchandising para o turismo. Com a exibição da novela o retorno irá vir para todos dessa região sem sombra de dúvida”, pontuou.

O proprietário da Pousada Beira Rio, Danilo Fernandes, informou que o empreendimento existe há 15 anos e que as perspectivas com a gravação da novela são as melhores possíveis. “Esperamos que depois que a novela for ao ar o movimento nesta região cresça ainda mais, o que vai fomentar a economia e também a geração de emprego e renda para a população daqui”, acredita.

Durante as gravações da novela, os pontos turísticos da região do Jalapão ficarão fechados por alguns dias durante o mês de agosto

Proprietária da Pousada Coelho, Maria Oneide Coelho Sousa, também viu o seu movimento crescer. “Já tínhamos um fluxo de rotatividade muito bom, mas com a vinda do pessoal da Globo melhorou ainda mais. Eu vejo a gravação dessa novela como um fator muito positivo e é muito válido para a nossa região, que vai dar um impulso gigante para que as pessoas descubram as belezas daqui e venham conhecer”, disse.

Romeu Hagestedt é dono de uma Auto Center e Guincho 24 horas em Palmas, e foi terceirizado pela Rede Globo para transportar três veículos até o local das gravações. “Eu estou aqui a serviço. O pessoal entrou em contato comigo solicitando que eu trouxesse para cá alguns veículos que vão participar das gravações. Acho que esse trabalho colabora para fomentar a economia das cidades circunvizinhas aqui do Jalapão. Há vários carros locados, restaurantes e hotéis lotados, então acaba que todos ganham com isso”, assegurou.

Para o proprietário do Posto de Combustível de Ponte Alta, Higor Mascarenhas Barros, a divulgação proporcionada pela novela poderá fomentar que a rede de postos dele aumente, se espalhando por outras cidades da região. “Temos sentido já um grande fluxo de pessoas desde que o pessoal chegou aqui para gravação. No futuro, quando a novela for ao ar poderemos mensurar a possibilidade de abrir filiais do posto em outros lugares aqui da região”, concluiu.

Cotidiano

Não é apenas nas pousadas e locais comerciais que as gravações mexeram com a vida das pessoas. A população da cidade também está agitada com a novidade. A aposentada Railde de Jesus da Cruz, 75 anos, contou que é viciada em novelas e que está feliz em saber que os artistas que admira estão na cidade. “Quando fiquei sabendo que o pessoal da Globo estava aqui na cidade, liguei para os meus parentes lá na Bahia e contei para eles. Estamos ficando importantes”, divertiu-se.

A aposentada Railde de Jesus da Cruz contou que é viciada em novelas e que está feliz em saber que os artistas que admira estão na cidade. Ela chegou a ligar para parentes na Bahia e contou a novidade para eles

A funcionária de uma sorveteria em Ponte Alta, Miryan Keity Lopes, contou que seu irmão está trabalhando de motorista terceirizado em um dos caminhões que transportam equipamentos e materiais cenográficos para a gravação da novela. Ela considerou o movimento como algo que vai dar visibilidade e fomentar o comércio do capim dourado.

A novela das 21 horas da Globo é o produto de maior audiência e repercussão da televisão brasileira e vai projetar o Tocantins para o mundo, já que a programação da emissora é transmitida para mais de 130 países nos cinco continentes (África, Américas, Ásia, Europa e Oceania). “Com certeza o nosso Estado viverá um momento próspero no turismo como resultado dessa divulgação em horário nobre no maior canal de televisão do país. Isso despertará a curiosidade e o interesse das pessoas em virem conhecer as nossas belezas naturais, como o Parque Estadual do Jalapão [PEC]. Consequentemente, irá gerar também mais desenvolvimento e oportunidades para os moradores da região”, analisou o governador do Tocantins, Marcelo Miranda, acrescentando que, desde o primeiro contato da emissora com o Governo, o Executivo vem colaborando com os trâmites burocráticos e com apoio dos órgãos estaduais para realização das gravações.

Revitalização da Sinalização Turística

O Governo do Tocantins está realizando a revitalização da sinalização turística e de comunicação visual dos atrativos da região do Jalapão. Ao todo, 26 placas serão colocadas nos municípios de Ponte Alta, Santa Tereza, São Félix, Mateiros e Novo Acordo.

O Governo do Estado está realizando a revitalização da sinalização turística e de comunicação visual dos atrativos da região do Jalapão

De acordo com a Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom), esse serviço já havia sido previsto pelo Governo para ocorrer este ano, depois da Temporada de Praias.

Durante as gravações da novela, os pontos turísticos da região do Jalapão ficarão fechados por alguns dias durante o mês de agosto.

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.