Governo do Tocantins inicia construção de 200 barraginhas em São Valério da Natividade - Atitude Tocantins
Governo do Tocantins inicia construção de 200 barraginhas em São Valério da Natividade
Destaques Estado Notícias

Governo do Tocantins inicia construção de 200 barraginhas em São Valério da Natividade

Governo do Tocantins inicia construção de 200 barraginhas em São Valério da Natividade
Avalie esse post

O Governo do Estado do Tocantins inicia a construção de 200 pequenas bacias de contenção de água da chuva, as barraginhas, em São Valério da Natividade. Ao todo, 75 propriedades rurais do município serão beneficiadas com a construção, que tem como objetivo reduzir a seca da região sudeste do Tocantins.

A ação é realizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins).                                

O projeto possui um baixo investimento e as barraginhas têm alta eficiência ambiental em relação ao combate à seca. A represa objetiva evitar que a chuva cause erosão e leve a terra para o leito dos rios, ocasionando o assoreamento; com a barraginha, a água da chuva é retida e infiltra na terra, ocasionando a revitalização dos rios e dos córregos.

Ao todo estão sendo investidos em torno de R$ 2 milhões, por intermédio do Fundo Estadual de Recursos Hídricos, para construção de 3.564 pequenas bacias no total

A ação, que começou em abril de 2016, já atendeu 14 municípios e, agora, atende o 15º. “Estamos com o cronograma antecipado, pois iríamos terminar em março de 2018, mas faltam somente dois municípios da região sudeste e vamos conseguir cumprir até setembro”, afirmou o diretor de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos, Aldo Azevedo. Com as readequações, Aldo destacou que 17 cidades serão beneficiadas. “Vamos atender ainda Chapada da Natividade e Santa Rosa. Conseguimos realizar o cronograma de forma eficiente e sem nenhum contratempo”, destacou o diretor.

O projeto Barraginhas esteve em 14 cidades tocantinenses: Taguatinga, Ponte Alta do Bom Jesus, Taipas, Arraias, Novo Alegre, Combinado, Lavandeira, Aurora do Tocantins, Novo Jardim, Rio da Conceição, Dianópolis, Porto Alegre, Almas e Natividade.

Ação

Estão sendo investidos em torno de R$ 2 milhões, por meio do Fundo Estadual de Recursos Hídricos, para construção de 3.564 pequenas bacias. O projeto atende ainda os parâmetros da Agenda de Desenvolvimento Sustentável Pós-2015, agora chamada Agenda 2030, que engloba um conjunto de programas, ações e diretrizes que orientarão os trabalhos das Nações Unidas e de seus países membros rumo ao desenvolvimento sustentável.

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *