Governo abre processo seletivo para função de diretor escolar da rede estadual - Atitude Tocantins
Governo abre processo seletivo para função de diretor escolar da rede estadual
Destaques Educação Estado Notícias

Governo abre processo seletivo para função de diretor escolar da rede estadual

Governo abre processo seletivo para função de diretor escolar da rede estadual
Avalie esse post

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação Juventude e Esportes (Seduc), publicou, no Diário Oficial Nº 4940, da última sexta-feira, 25, o edital de seleção para subsidiar a escolha do provimento da função de diretor das unidades escolares da rede estadual.

A primeira fase do processo seletivo será realizado em parceria com a Comissão Permanente de Seleção (Copese) da Universidade Federal do Tocantins (UFT).  As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no período de 5 a 15 de setembro, exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico: http://www.copese.uft.edu.br.

Para concorrer é necessário: ser servidor efetivo, ocupante do cargo de professor, do plano de cargos, carreiras, e remuneração dos profissionais da Educação, (Lei 2.859, de 30 de abril); ter sido aprovado no estágio probatório; possuir licenciatura plena ou bacharelado com complementação pedagógica; ter, no mínimo, 3 (três) anos de experiência como docente; e ter disponibilidade para dedicação exclusiva à função pretendida. 

A titular da Seduc, professora Wanessa Zavarese Sechim, ressaltou a contribuição do processo seletivo para a qualidade da educação na rede estadual. “A finalidade maior é a valorização do servidor efetivo, buscando aqueles com melhor perfil para o exercício da função de diretor de unidade escolar, que demonstrem maior conhecimento e experiência em gestão escolar. Por consequência, isso culminará no fortalecimento do processo de ensino aprendizagem na rede estadual”. frisou

Etapas

O certame será realizado em quatro fases, com previsão de homologação do resultado final no dia 21 de dezembro. A primeira etapa será a Avaliação de Competência Técnica, por meio de Prova Objetiva, com caráter eliminatório e classificatório, que será aplicada no dia 15 de outubro.

Para participar do certame é necessário ser professor efetivo da rede e ter experiência em gestão escolar (Elias Oliveira)

Os candidatos que necessitarem de atendimento especial para a prova poderão solicitá-lo à respectiva Diretoria Regional de Educação onde está lotado, nos dias 18 e 19 de setembro, mediante entrega de documentos comprobatórios da necessidade. A divulgação dos locais de provas e das respostas às solicitações de Atendimento Especial será no dia 29 de setembro.         

A segunda e terceira fases consistem na entrega do Plano de Gestão dos candidatos e na Apresentação de Títulos, ambas no dia 10 de novembro. A última etapa será a Entrevista, quando será avaliado o conhecimento do candidato sobre gestão escolar, a experiência acadêmica e profissional e a argumentação em relação à aplicabilidade do Plano de Gestão.

 Formação para os gestores

De acordo com a professora Wanessa, os gestores selecionados passarão por formação nos primeiros meses de 2018. “Também é objetivo do Governo do Estado promover a qualificação contínua e permanente daqueles que irão exercer a função de diretor escolar. Para isso, já iniciaremos capacitação específica para diretores escolares no início do próximo ano letivo”, disse.

Os interessados poderão solicitar informações sobre a Prova Objetiva à Copese, por meio do telefone (63) 3232 8045 ou por e-mail: [email protected]. Em caso de dúvidas em relação às etapas II, III e IV (Plano de Gestão Escolar, Apresentação de Títulos e Entrevista) o candidato deverá entrar em contato com a Seduc, por meio do telefone (63) 3218-5811 ou via e-mail: [email protected].             

 

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.