Governador assina Decreto criando Universidade de Gurupi - Atitude Tocantins
Governador assina Decreto criando Universidade de Gurupi
Destaques Educação Estado Notícias Unirg

Governador assina Decreto criando Universidade de Gurupi

Governador assina Decreto criando Universidade de Gurupi
5 (100%) 5 votes

O governador Mauro Carlesse proporcionou nesta segunda-feira, 17 de setembro, um momento histórico para a Educação no Tocantins. A transformação da Unirg, de Centro Universitário em Unversidade. A mudança de status da instituição foi aprovada pelo Conselho Estadual de Educação e agora concretizada com a assinatura do Decreto pelo governador. “Ampliar a Unirg é um sonho nosso também. Agora é levar a instituição para onde é necessário, para atender nossos jovens com formação de qualidade”, disse Carlesse.

por Wesley Silas


A reitora da Unirg, Lady Sakay, destacou o momento histórico vivenciado por todos que lutam pela educação no sul do Tocantins. “É a conquista de um processo de luta e maturidade coroado agora com a assinatura do decreto. É um reconhecimento para todos os professores, acadêmicos e para toda a região sul, pois nossa Unirg passa a ter um status para além de Gurupi, para conquistar todo o Estado com um ensino de qualidade e oportunizando mais oportunidade aos jovens”, disse a reitora.

Segundo a reitora a Unirg hoje possui em seus quadros de docentes 47,5% de mestres e doutores. “É importante salientar que de houve uma evolução de 2011 para 2017 de 79 mestres para 104 e de 15 doutores para 25 doutores. E neste ano de 2018 teremos mais 25 novos mestres em razão da politica que adotamos com dois mestrados com a UFT e subsidiado por nós da UnirG. Então passaremos ainda em 2018 com mais de 50% dos docentes com mestrado e doutorado”, completou Lady.

O presidente do Conselho Estadual de Educação, Evandro Borges, destacou o processo que levou a Unirg a ser uma Universidade. ”Foram observados todos os trâmites e Unirg merece essa mudança de status acadêmico. Agora ela tem autonomia para abertura de novos campus, de novos cursos, sem depender mais de autorização do conselho estadual. A instituição também poderá avançar nos cursos de mestrado e doutorado e assim cumprir seu papel no desenvolvimento do Tocantins”, disse Evandro.

Também prestigiaram a assinatura do decreto, representantes dos professores, dos acadêmicos e da Universidade do Tocantins – Unitins, além da secretária de Estado da Educação, Adriana Aguiar e outros membros do Governo.
Unirg.

Criada inicialmente como Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) em 1985, transformada em Centro Universitário e agora em Universidade de Gurupi, a Unirg tem atualmente 16 cursos superiores, 4.273 alunos e 367 professores.

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *