Filme gurupiense é selecionado para Festival Olhar do Norte - Atitude Tocantins
Filme gurupiense é selecionado para Festival Olhar do Norte
Cidades Cultura Destaques Entretenimento Gurupi (TO) Notícias Videos

Filme gurupiense é selecionado para Festival Olhar do Norte

Filme gurupiense é selecionado para Festival Olhar do Norte
Avalie esse post

Cinzas da Quarta-Feira” é um curta-metragem de ficção, dirigido pelo cineasta porto-gurupiense Hélio Brito, com linguagem surrealista. Aborda de forma não-realista os conflitos morais e sexuais de dois jovens, durante o carnaval de Gurupi de 1984, em plena Ditadura Militar.

por Redação


O filme de curta-metragem “Cinzas da Quarta-feira”, filmado em Gurupi em 1984 e concluído em 2017, é um dos selecionados para o Festival Olhar do Norte, que se realiza em Manaus, capital do estado do Amazonas, de 25 a 29 de janeiro de 2018.

Para a Mostra Competitiva, na Categoria “Região Norte”, foram escolhidos apenas 12 filmes, e um deles é  “Cinzas da Quarta-feira”. O filme foi dirigido pelo cineasta porto-gurupiense Hélio Brito. Foi filmado durante o carnaval de Gurupi e contou com a participação de vários blocos carnavalescos da cidade, dentre eles o “Pessoal do Aló”.

O filme foi dirigido pelo cineasta porto-gurupiense Hélio Brito. (Foto: Divulgação)

“Cinzas da Quarta-feira” será exibido no domingo dia 28, às 19h, no Teatro da Instalação, na capital amazonense.  No dia seguinte acontecerá a Premiação. O Diretor Hélio Brito não espera ganhar nenhum prêmio no Festival,  mas considera que  ter sido um dos 12 filmes selecionados para a Categoria “Região Norte” já foi um grande feito e representa um reconhecimento à obra, já que os filmes são escolhidos por especialistas em Cinema; e também  por se tratar de um filme produzido há 34 anos, quando o Diretor tinha apenas 20 anos de idade.

Para visualizar toda a programação do Festival Olhar do Norte, basta clicar em qualquer um dos sites abaixo.

http://vivamanaus.com/2018/01/08/festival-olhar-do-norte-divulga-filmes-selecionados/

http://www.cineset.com.br/festival-olhar-do-norte-divulga-lista-de-selecionados-para-evento-em-manaus/

http://d24am.com/plus/cinema/programacao-do-festival-olhar-do-norte-e-divulgada/

CINZAS DA QUARTA-FEIRA (sinopse)

Curta-metragem de ficção, com linguagem surrealista, filmado em película 16mm, em 1984, e finalizado em 2017. Aborda de forma não-realista os conflitos morais e sexuais de dois jovens, num longínquo carnaval, em plena ditadura militar no Brasil. O discurso fílmico, como um fluxo de pensamentos ou sensações, é construído para suscitar reflexões acerca de temas como o sagrado e o profano, a falência do modelo machista de família, a cultura da repressão sexual e o voyeurismo cinematográfico. Mas sem dar respostas acabadas a essas questões.

ONDE VER

“Cinzas da Quarta-feira” está disponível no Youtube. Atenção: o filme contém cenas de nudez explícita. Assista abaixo:

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *