Falece em Formoso Chico Mourão, uma personalidade que fez parte da história da cidade - Atitude Tocantins
Falece em Formoso Chico Mourão, uma personalidade que fez parte da história da cidade
Cidades Destaques Formoso Notícias

Falece em Formoso Chico Mourão, uma personalidade que fez parte da história da cidade

Falece em Formoso Chico Mourão, uma personalidade que fez parte da história da cidade
Avalie esse post

Francisco Alves Macedo, 89 anos, conhecido como Chico Mourão, foi um pioneiro e líder popular histórico de Formoso do Araguaia. Na política ele exerceu o cardo de vereador quando Formoso do Araguaia era distrito de Cristalândia e foi um dos primeiros prefeito nomeado da cidade. Em nota de pesar a senadora Kátia Abreu (PDT) lamentou a morte do pioneiro. 

por Wesley Silas

Em homenagem a história de Chico Mourão, o advogado Ronison Parente fez questão de lembrar a trajetória do pioneiro.

“Formoso do Araguaia teve vários ciclos econômicos. Começando pela época dos garimpos de cristais, o da criação de gado nos vales do calumbi, Formoso e Javaés”, e por último o da “agricultura irrigada”. Chico Mourão atravessou de forma emblemática e indelével todos eles. Foi personagem marcante na estruturação política, econômica e social de nossa cidade”, disse Parente.

Em nota de Pesar, a senadora Kátia Abreu lamentou o falecimento de Chico Mourão. 

“É com profundo pesar que recebo nessa manhã, a notícia do falecimento do meu amigo Francisco Alves Macedo. Chiquim Mourão era uma lenda viva de Formoso do Araguaia, um político aguerrido, firme em suas convicções e um pai de família exemplar. À família, deixo meu fraterno abraço, e rogo a Deus que os conforte nesse momento de dor”, disse a Senadora Katia Abreu

Como pioneiro, Chico Mourão participou ativamente da história política de Formoso do Araguaia e teve papel fundamental na estruturação institucional da cidade desde que ela saiu da condição de distrito e se tornou uma referência econômica desde o antigo norte de Goiás.

Na trajetória como cidadão, Chico Mourão  onde viveu ao lado da sua esposa Dona Odete, ele deixa um legado de valores regados pela honestidade, ética e decência. Por décadas ele administrou o cartório da cidade e atuou como empresário.

“Amanhecemos hoje órfãos, órfãos pela perda de um dos “pais” do município de Formoso do Araguaia. Minhas sinceras condolências à Dona Odete, ao Wellington, ao Luizinho, à Maria Raimunda, ao Walber, nosso amigo “dotor” e a Cida”, lamentou Ronison Parente.

Chico Mourão deixou a esposa dona Odete, os filhos Welington, Luis, Maria Raimunda, Maria Aparecida, Walber e netos e netas. Ele faleceu de causas naturais e o velório acontece na Câmara Municipal de Formoso e o sepultamento acontecerá neste sábado, 20, às 09 no cemitério local.

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *