Expedição Ilha do Bananal levará neste ano a bandeira da Transbananal - Atitude Tocantins
Expedição Ilha do Bananal levará neste ano a bandeira da Transbananal
Automobilismo Destaques Esporte Estado Notícias

Expedição Ilha do Bananal levará neste ano a bandeira da Transbananal

Expedição Ilha do Bananal levará neste ano a bandeira da Transbananal
Avalie esse post

Será realizada a partir da 8h da manhã da próxima quinta-feira, 14, data em que Gurupi completa 61 anos,  mais uma Expedição da Ilha do Bananal com participação de mais de 400 pilotos, dentre eles o governador do Tocantins, Mauro Carlesse (DEM) que também é trilheiro, certamente  irá aproveitar o evento para divulgar a bandeira da importância da Transbananal. Os idealizadores do evento, Edgar Felipe, Arimar Linhares e  Danilo Dourado comentaram sobre a ação que também envolve questões sociais com distribuição de donativos para a comunidade indígena no trecho de 100km que liga os municípios e Formoso do Araguaia (TO) e São Felix do Araguaia (MT).

por Wesley Silas (Com informações da assessoria da expedição)

Expedição Ilha do Bananal é um evento aberto, Idealizada por Edgar Felipe, e acontece desde o ano de 1999 quando aconteceu a primeira edição com a participação de apenas quatro participantes.

Desde então, a expedição cresceu e neste ano, o evento idealizado pelos amigos Edgar Felipe, Arimar Linhares e  Danilo Dourado, promete superar a edição anterior que atraiu 400 pilotos do Tocantins [Gurupi-TO, Paraíso-TO, Palmas-TO, Araguaina-TO, Alvorada-TO], Brasília (DF), Goiás (Anápolis, Itumbiara, Minaçu, Goianésia], e do estado da Bahia [Luís Eduardo Magalhães]. Ao todo participaram 100 motos, 80 jeeps, 30 quadriciclos, 30 gaiolas, 15 UTVs e vários protótipos de carros que incrementaram ainda mais o espírito de aventura da viagem.

Transbananal 

Entre os convidados deste ano está o governador do Tocantins, Mauro Carlesse, e acontece no momento em que lideranças do Mato Grosso e do Tocantins levantam a bandeira da importância da construção da rodovia Transbananal, conforme foi mostrado na audiência Pública ocorrida no dia 18 de outubro em Gurupi que contou com a presença de comunidades indígenas Karajás e Javaés, do ministro da infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, do diretor geral do Dnit, General Santos Filho, do presidente do Ibama, Eduardo Bim.

Indígenas, entidades e comunidade dão aval para abertura da Transbananal aos governos estaduais e federal

Em fala conjunta, os idealizadores do evento, sendo eles os Pilotos Edgar Felipe, Danilo Dourado e Arimar Linhares, destacaram que  em determinados trechos da Expedição Rally, os desafios vão além da resistência física dos aventureiros, pois para não se perderem no percurso devem buscar auxilio em recursos tecnológicos, como o GPS,  “imprescindivelmente necessário para esse tipo de viagem”, devido a cada ano a natureza transformar a paisagem da estrada, o que pode confundir muitos motoristas, num cenário em que as estradas mudam de um ano para o outro e parte dela fica submersa nesta época em que os rios começam a encher.

“Esta viagem geralmente é marcada por muita lama e atoleiros intermináveis e para os motoqueiros muitos tombos, sendo um enorme desafio para os iniciantes. E para os carros uma prova de resistência mecânica e de perícia dos pilotos, pois dependendo da estação das chuvas  a travessia pode levar de 10 a 16 horas, exigindo grande resistência física e psicológica dos pilotos.” Ressaltaram Danilo Dourado , Arimar Linhares e Edgar Felipe Dias Carvalho.

Ação social e consciência ambiental

Durante o percurso os organizadores da Expedição promovem ação social com entrega de donativos para a comunidade indígena que vivem isoladas.

Outra ação socioambiental é a conscientização de preservar a fauna e flora da Ilha do Bananal e, para isso, no trajeto são colocados adesivos nos veículos com mensagens sobre a importância de não jogar lixo na natureza.

Boas lembranças e desafios

Para o grupo de idealizadores da Expedição da Ilha do Bananal, o evento é uma aventura de alta intensidade com muita adrenalina e animação.

“É uma aventura que quem participa nunca mais esquece e quem não foi quer ir algum dia, fica  aqui o convite. Para isso baste ter uma boa Moto, Jeep, UTV Gaiola e muita disposição. Convidamos a todos a aventurar conosco e conhecer essa belíssima paisagem tocantinense. Além disso, tenha a certeza de fazer grandes amigos e, quem sabe, se transformar em um “homem” ou num “menino”? A escolha é somente sua, faça parte dessa Aventura”. Finalizaram Edgar Felipe, Arimar Linhares e  Danilo Dourado.

Serviço

Saída:  08:00hs do dia (14) de novembro 2019, 

Local: Porto Piauí ( Município de Formoso do  Araguaia-TO).

Chegada:  São Felix do Araguaia-MT

Retorno: as 08:00hs do dia (16) de novembro 2019.

 

Obs.: Matéria atualizada às 17h30min do dia 13 de novembro de 2019.

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *