Estudantes de Odontologia protestam por melhorias na Clínica Escola da UnirG - Atitude Tocantins
Estudantes de Odontologia protestam por melhorias na Clínica Escola da UnirG
Cidades Destaques Educação Gurupi (TO) Notícias Unirg

Estudantes de Odontologia protestam por melhorias na Clínica Escola da UnirG

Estudantes de Odontologia protestam por melhorias na Clínica Escola da UnirG
Avalie esse post

 

Acadêmicos do curso de Odontologia do Centro Universitário UnirG realizaram uma manifestação pacífica na tarde desta segunda-feira, 19, com o objetivo de conseguir melhorias na estrutura da Clínica Escola de Odontologia da UnirG, situada na Av. Pará, entre ruas 07 e 08. Os estudantes se vestiram de preto, colocaram narizes de palhaço e reivindicaram melhores condições de ensino, a aplicação de recursos para a manutenção de equipamentos e a compra de materiais.

Por George Henrique / Acadêmico de Jornalismo


Os alunos sofrem para estudar com equipamentos quebrados, falta de insumos, itens básicos e equipamentos de proteção individual (EPI). Entre as reclamações estão a falta de papel higiênico e sabão para lavar as mãos, escassez de copos para beber água, insuficiência de bebedouros para atender a demanda dos três andares da clínica, ares-condicionados estragados, déficit de autoclave para esterilizar os instrumentos de trabalho, aparelhos de Raios-X danificados e problemas estruturais.

“Os problemas sempre existiram, não é algo que vem decorrendo de pouco tempo. Há muito tempo atrás os acadêmicos protestaram, mas aconteceram apenas mudanças provisórias. A situação é precária, desde o ano passado as autoclaves estão em falta. De três Raios-X, apenas um está funcionando”, reclamou a acadêmica do 8° período, Myllena Faustino dos Santos.

Foto: George Henrique

Outra reclamação é a falta de dedetização. “Os atendimentos estão sendo prejudicados desde a semana passada. Segunda tivemos que dispensar pacientes por não ter material estéril e terça não fizemos obturação porque não tinha como tirar radiografia. Até dedetização está faltando, não é difícil encontrar baratas e outros insetos pelo chão e paredes da clínica”, desabafou Paulo Henrique Pontes, acadêmico do 8° período de Odontologia.

 

O presidente da Fundação UnirG, Thiago Benfica, e a reitora do Centro Universitário UnirG, Lady Sakay, estiveram no local. Benfica prometeu atender as demandas solicitadas pelos estudantes e garantiu que regularizará a situação com as manutenções necessárias para que os atendimentos sejam retomados até o final desta semana e as adequações na estrutura serão realizadas nos meses de junho e julho.

“Existe um cronograma que a gente tinha elaborado antes mesmo dessa manifestação pra que fizéssemos algumas adequações naquele prédio. Essas obras vão começar agora em junho e vai até o mês de julho para a instalação dos novos equipamentos que foram adquiridos e algumas adequações nas instalações. Para retomarem as atividades, eles apontaram um problema com relação a umas autoclaves e o equipamento de Raio-X. Já estamos providenciando e, provavelmente, estaremos disponibilizando todos esses materiais e equipamentos até esta quarta-feira e regularizaremos os atendimentos”, explicou o presidente.

Reunião com o presidente da Fundação UnirG, Thiago Benfica.

A clínica tem capacidade para atender cerca de 120 pacientes por dia e presta serviços gratuitos à comunidade gurupiense. As consultas e procedimentos de saúde bucal são realizados por acadêmicos que são supervisionados por professores especializados do curso de Odontologia.

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *