Estudantes da Unirg clamam por segurança - Atitude Tocantins
Estudantes da Unirg clamam por segurança
Cidades Destaques Educação Gurupi (TO) Notícias Unirg

Estudantes da Unirg clamam por segurança

Estudantes da Unirg clamam por segurança
5 (100%) 2 votes

por Wesley Silas

Acadêmicos do curso de Direito do  Campus I, do Centro Universitário Unirg, promoveram na noite desta terça-feira, 24, uma manifestação para pedir mais segurança. A manifestação aconteceu um dia depois que dois homens armados entraram no prédio e assaltarem três acadêmicos, praticamente na porta da sala de aula.

– Na verdade estamos com medo do que o pior possa acontecer porque estamos muito vulneráveis e bastar olhar pelo Campus que está todo aberto e não tem cerca para contenção, não tem guarita para controle de entrada, não tem nenhum sistema de segurança de câmaras e não tem segurança armada que pudessem nos ajudar. Estamos com medo, protestando e requerendo aquilo que é de direito porque segurança é um direito fundamental que não temos a garantia e buscamos para que amanhã ou depois não possa ter mais nenhum José ou Juliana assaltados – Disse Bruno Soares, acadêmico do 5º Período de Direito e um dos organizadores do movimento.

U6
(Foto: Wesley Silas)

O acadêmico Paulo Júnior foi uma das vítimas do assalto que aconteceu na segunda-feira, 23. Ele relatou ao Portal Atitude que no momento que ele, juntamente com dois colegas, tiveram seus celulares roubados, praticamente, na porta da sala quando esperavam pelo início da aula.

– Estávamos próximo a nossa sala em um lugar onde ficamos nos intervalos para descansar um pouco das aulas e, de repente, chegou dois elementos, sendo um armado e apontou a arma e pegou o celular e saiu ‘numa boa’. Do jeito que ele entrou, ele saiu, na maior tranquilidade do mundo – Explicou o estudante.

Paulo Júnior reclama da falta de atitude da instituição e disse temer que algo mais grave aconteça.  

– Nós somos alvos fáceis aqui nesta faculdade e, mesmo com tantas coisas que já aconteceram ainda não foi tomada nenhuma atitude. Até que ponto vamos ter que chegar? Será preciso alguém morrer para fazerem melhorias? Justamente hoje, quando estávamos organizando o protesto, uma menina da nossa turma foi assaltada. É brincadeira! Alguma coisa tem que ser tomada. Tem que acordar, tem que acordar… – Lamentou o estudante.

Faltam iluminação, grades e controle de acesso na Campus I.
Faltam iluminação, grades e controle de acesso no Campus I.

Simone da Silva Santos, acadêmica citada por Paulo Júnior, falou  ao Portal Atitude sobre a perigo que ela correu na porta da faculdade. 

– Fui assaltada hoje, agorinha. Eu estava chegando aqui na faculdade, na esquina, e um rapaz, aparentemente bem vestido, chegou colocou a arma em mim e levou o meu celular e o dinheiro que estava dentro da minha bolsa. Ele só não levou a minha moto porque ele estava sozinho na moto – Disse a  acadêmica do 5º Período. 

U9a

Segundo Bruno Soares, o movimento em defesa de segurança na instituição continuará até que a instituições tome providências.

– O movimento vai ter sequência e só vai parar quando tivermos uma solução porque não é fácil a gente ter que mostrar a cara para defender algo que é obrigação da instituição porque nós pagamos mensalidades, aumento em todos os semestres e nada mais justo do que a instituição se preocupar um pouco mais com os estudantes – Disse.

U8Durante o movimento um representante do presidente da Fundação Unirg levou um recado de Sávio Barbalho, que encontra-se viajando, para formar um grupo para debater o assunto no gabinete da Presidência. Um grupo de cinco vereadores, sendo eles Cabo Carlos, Ataídes Leiteiro, Glaydson Nato, Jonas Barros e Dr. Macêdo acompanharam e ouviram as reivindicações dos estudantes.

DCE e CA

O movimento não contou com a presença de representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

– Desde ontem estamos falando sobre a manifestação e o DCE, como defensor dos direitos dos acadêmicos, poderia manifestar e tomar posição a favor e dizer o que eles já têm formulado com a reitoria e com a coordenação – disse Bruno Soares.

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.