"Estamos há mais de 20 dias respirando essa fumaça", relata moradora gurupiense sobre queimada em uma palha de arroz - Atitude Tocantins
“Estamos há mais de 20 dias respirando essa fumaça”, relata moradora gurupiense sobre queimada em uma palha de arroz
Destaques Gurupi (TO) Notícias

“Estamos há mais de 20 dias respirando essa fumaça”, relata moradora gurupiense sobre queimada em uma palha de arroz

“Estamos há mais de 20 dias respirando essa fumaça”, relata moradora gurupiense sobre queimada em uma palha de arroz
Avalie esse post

Moradores dos bairros Bela Vista, Santa Rita e Santa Cruz estão indignados com uma queimada em uma palha de arroz registrada nesta região. Segundo eles, o fogo está há mais de 20 dias e não foi controlado, gerando reclamação por conta da convivência com a fumaça.

Por Régis Caio

A palha fica próxima a um conjunto de chácaras e ninguém sabe quem colocou o fogo. “Essa fumaça está atingindo três bairros e não sabemos quem colocou fogo nesta palha e está ruim pra nós que estamos há mais de 20 dias respirando essa fumaça e isto incomoda muito”. relata a moradora Ana Lucia.

O morador Robrício Sousa também está inconformado com essa fumaça e cobra para que seja feito algo para apagar o fogo. “Eu tenho filhos pequenos e essa fumaça está prejudicando, de madrugada o cheiro fica mais forte ainda e ninguém está suportando mais, queremos ajuda”, disse.

Na semana passada o Corpo de Bombeiros esteve no local controlando parte das chamas, porém segundo a corporação é necessário um trator para fazer retirada da palha e separar a que está sendo queimada para assim o fogo ser apagado e não se espalhar para as demais. O Batalhão já informou a Diretoria Municipal de Meio Ambiente (DIMA) de Gurupi sobre o caso, para que solicite apoio da Secretaria de Infraestrutura do município com a disponibilização de uma máquina,  e assim ser feita a remoção da palha.

Nota da Prefeitura

A Diretoria Municipal de Meio Ambiente (DIMA) de Gurupi explica que a queima não é autorizada. A situação está sendo fiscalizada em conjunto com a equipe de fiscais do Departamento de Posturas do município e Corpo de Bombeiros. A DIMA informa que está buscando identificar o autor da ação para notificá-lo.

Sempre que identificado o responsável, o mesmo sofrerá punições tanto por processo administrativo, quanto por crime ambiental.

A DIMA salienta à população que é crime ambiental colocar fogo dentro do perímetro urbano do município, e quando em zonas rurais o mesmo só poderá ocorrer se tiver a autorização de queima controlada pelo órgão competente.

A DIMA pede que em casos como esse as denúncias podem ser feitas pelos telefones 3301-4338/4336 ou pelo email [email protected]

 

 

 

 

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *