Em primeira noite do Guru Festival, artistas dão show de talento - Atitude Tocantins
Em primeira noite do Guru Festival, artistas dão show de talento
Cidades Destaques Gurupi (TO) Notícias

Em primeira noite do Guru Festival, artistas dão show de talento

Em primeira noite do Guru Festival, artistas dão show de talento
Avalie esse post

Promover um encontro cultural, evidenciar talentos que estão fora da mídia, conhecer o que as pessoas estão produzindo, são algumas das metas do I Guru Festival, promovido pela Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria Municipal de Cultura,  que iniciou na noite desta sexta-feira, 09, quando 12 artistas subiram ao palco para defender a sua arte.

por Redação


O evento foi aberto com o show de Genésio Tocantins, um dos artistas tocantinenses que tem suas musicas emplacadas em diversos festivais pelo Brasil e é reconhecido nacionalmente. Ele abriu o show com uma homenagem à dona Raimunda Quebradeira de Coco, uma das maiores líderes femininas do Tocantins, que partiu esta semana. Após a homenagem cantou diversas músicas de autoria própria e de colegas tocantinenses que são conhecidas e do gosto popular.

Competição

Iniciando a competição, o primeiro a subir ao palco foi o gurupiense, que mora há 17 anos em Cuiabá, Luth Peixoto, que cantou a música Afro Brasileiro. Ele destacou que embora tenha experiência em se apresentar em festivais, o Guru Festival o proporciona um sentimento de maior felicidade, pois estando longe da cidade natal por tanto tempo, poder voltar e se apresentar em um evento cultural é uma felicidade. “Dá um friozinho maior na barriga”, confidencia explicando também a proposta de sua música que é ressaltar a influência da ‘africanidade’ na música e cultura de forma geral.

Querenhapuque Sampaio,  de  Palmas , outro artista que estava felicíssimo em poder subir ao palco. Contou que ama festivais e que desde criança acompanha, pois é de família de músicos e sempre teve essa oportunidade de aprender com grandes artistas, pois, segundo ele, os festivais são palcos de grandes revelações. Ele elogiou a iniciativa da gestão pública municipal de abraçar essa causa e promover um festival, que é uma oportunidade de um grande intercâmbio cultural. “Gurupi sai à frente, pois pelo Brasil afora os festivais deram uma parada e Gurupi estar promovendo isso é um ganho fantástico para a cultura nacional. É uma iniciativa muito bonita”, destacou lembrando que Festival é o palco que mais revela grandes talentos.

Querenhapuque apresentou a música Iara, de sua autoria e de Quésia Carvalho, outra artista do Tocantins. “É uma música que estamos homenageando a nossa cultura e nosso folclore”, comentou.

O prefeito Laurez Moreira, destacou que o Guru Festival é um espaço para a valorização da cultura do Tocantins e do Brasil. “Hoje temos o prazer de receber artistas de vários estados brasileiros e da nossa terra o que abrilhanta esse evento e nos orgulha muito. Quero dizer que a cidade está aberta a todos os artistas e que a comunidade venha conhecer o talento dessas pessoas”, enfatizou.

Foto: Lino Vargas e Marquinhos

A secretária de Cultura, Zenaide Costa, comentou sobre a felicidade da realização desse evento que foi pensando unicamente para promover a valorização cultural. Lembrou do histórico de Gurupi que no passado já realizou tantos festivais e agora a gestão tomou essa iniciativa que virou lei municipal,  e o Guru Festival terá de ser realizado todos os anos. “Gurupi já viveu muitos momentos profundos relacionados a festivais, já revelou grandes talentos, e agora estamos resgatando essa nossa identidade”, finalizou.  

E mesmo com a chuva torrencial que caiu antes do evento, as pessoas compareceram e elogiaram o evento, como o técnico de refrigeração, Francisco Pereira, que foi acompanhado pela a esposa e um casal de filhos. Ficou sabendo do evento pela mídia e fez questão de comparecer. “Gosto muito de música  e mesmo com esse temporal que caiu hoje à noite não deixei de vir conhecer esses grandes talentos que estão se apresentando. Valeu à pena sair de casa”, pontuou.

Quem também estava satisfeito como o nível das apresentações era o professor universitário e também cantor, Ed Wilson, que destacou que os jurados estão com uma tarefa árdua, pois escolher os vencedores dará trabalho. Ele aproveitou para destacar que o prefeito Laurez Moreira deu um grande passo para a promoção da cultura em Gurupi em retomar os festivais. “O prefeito teve uma grande ‘sacada’ em fazer esse resgate porque Gurupi sempre foi um berço de grandes revelações e tenho certeza que o Guru Festival vai tomar uma proporção grandiosa”, finalizou.

Premiações

Serão mais de R$30 mil em premiação distribuídos entre as composições classificadas e as vencedoras do festival. Os prêmios são para o primeiro até o quinto lugar, e variam de um a sete salários mínimos.

Também serão premiados, a música mais popular, que será escolhida pelo público, o melhor intérprete, a melhor música instrumental, o melhor tema na categoria Estado do Tocantins, e a classificação da música, que também dá direito a prêmio.

O Gurufestival é uma ação da Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e o Projeto Cultura e Arte por toda parte.

Nesse sábado,  mais 12 artistas  subirão ao palco a partir das 20h, na Praça do Centro Cultural. E também haverá show com Dorivã. (Heliana Oliveira/SEcom)

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *