Em Gurupi, OAB lança comitê de fiscalização das eleições municipais - Atitude Tocantins
Em Gurupi, OAB lança comitê de fiscalização das eleições municipais
Destaques Eleições Notícias Política Tocantins

Em Gurupi, OAB lança comitê de fiscalização das eleições municipais

“É vedado o uso do poder econômico para fins de resultado eleitoral. O caixa dois é uma praga nas eleições porque realmente altera o resultado do processo. Eventualmente um bom candidato que não tem poder econômico termina perdendo as eleições para quem tem”, destaca o presidente da Subseção, Albery Cesar de Oliveira.

por Heliana Oliveria


Na noite da terça-feira, 09, a Subseção de Gurupi da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) lançou o Comitê de Combate ao Caixa Dois nas Eleições. Durante o lançamento o presidente da Subseção, Albery Cesar de Oliveira, destacou que essa ação não tem objetivo partidário e que a OAB está cumprindo o seu papel de guardiã da sociedade. O presidente ainda pontou que a população está cansada de tanta roubalheira e desmandos nas eleições e a formação desse Comitê é uma oportunidade para que as arbitrariedades causadas pelo uso do poder econômico utilizado de forma indevida nas eleições possam ser levadas as autoridades para que respondam por esse crime. “É vedado o uso do poder econômico para fins de resultado eleitoral. O caixa dois é uma praga nas eleições porque realmente altera o resultado do processo. Eventualmente um bom candidato que não tem poder econômico termina perdendo as eleições para quem tem”, destaca.

Comitê 1cO presidente da Seccional, Walter Ohofugi participou do lançamento do Comitê e comentou que o no período eleitoral nascem muitos problemas e que esse modelo de campanha está ultrapassado. Walter comentou também sobre a importância da consciência do eleitor e que o país vive um momento de mudanças. “Hoje precisamos pensar nos candidatos com melhores ideias e propostas e que tenham mais proximidade com a comunidade e condições de responder às necessidades da população”, enfatizou destacando que essa campanha de combate ao caixa dois só terá sucesso se a sociedade se mobilizar.

Comitê 1bCarlos Correia, presidente estadual do Comitê, explicou que esse grupo além de fiscalizar também vai esclarecer sobre gastos de campanhas dos candidatos. “Nossa função é fiscalizar e também esclarecer sobre vários assuntos como, por exemplo, os financiamentos de campanha” explanou completando que caso seja identificado a prática de caixa dois o Comitê vai encaminhar as denúncias para o Ministério Público e Promotoria Eleitoral para as providências necessárias.

A advogado Lucileia Nascimento foi empossada como membro do Comitê e enfatiza que esse é um grupo da sociedade em que todos podem participar para fiscalizar as eleições e combater o abuso do poder econômico. “O cidadão tem começar a atuar nessa fiscalização e só assim começaremos a mudar a política nacional. Fala-se tanto em corrupção no país, mas devemos começar a moralizar no nosso município” destaca. 

Os candidatos a prefeito Laurez Moreira (PSB) e Walter Júnior (PSDB) estiveram no evento.
Os candidatos a prefeito Laurez Moreira (PSB) e Walter Júnior (PSDB) estiveram no evento.

Participaram do lançamento o juiz Ademar Alves Filho, representando o juiz eleitoral Nassib Cleto Mamud, a promotora eleitoral, Waldelice Moreira, o juiz eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral, Henrique Pereira, o prefeito Laurez Moreira, os vereadores Walter Junior, Gleydson Nato, José Henrique, Ivanilson Marinho, o presidente da Fundação UnirG. Sávio Barbalho, acadêmicos do curso de Direito da Unirg e comunidade em geral.

Os participantes ainda tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra do advogado e conselheiro federal da OAB, Adilar Daltoé.

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *