Em defesa da TO-500, empresários de Gurupi e lideranças políticas de Mato Grosso fazem travessia da Ilha do Bananal - Atitude Tocantins
Em defesa da TO-500, empresários de Gurupi e lideranças políticas de Mato Grosso fazem travessia da Ilha do Bananal
Destaques Economia Estado Notícias

Em defesa da TO-500, empresários de Gurupi e lideranças políticas de Mato Grosso fazem travessia da Ilha do Bananal

Em defesa da TO-500, empresários de Gurupi e lideranças políticas de Mato Grosso fazem travessia da Ilha do Bananal
5 (100%) 1 vote

Faltando menos de um mês para audiência pública que terá a presença do  ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, por meio de intermediação da senadora Kátia Abreu, um grupo de empresários de Gurupi, representados pelo presidente e vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Gurupi (ACIG), Adailton Fonseca e Marcelo Dominici, respectivamente, percorreram trecho de 90 km que corta a Ilha do Bananal de Formoso do Araguaia (TO) a São Félix (MT).

por Wesley Silas

O projeto da estrada Ecológica do Araguaia, conhecida como Rodovia Transbananal, ou TO-500, tem como grande defensor do engenheiro Rubens Mazzaro e depois de anos de lutas, caminha para ser concretizado depois de manifestações do presidente Jair Bolsonaro e empenho das classes políticas como a senadora Kátia Abreu, os governadores dos dois estados cortados pela TO-500, Mauro Carlesse, do Tocantins, e Mauro Mendes, do Mato Grosso, e empresarial, como aconteceu neste final de semana quando um grupo de empresários de Gurupi e políticos do estado de Mato Grosso atravessaram a Ilha do Bananal para fortalecer a bandeira da construção da rodovia diante a sua importância para o desenvolvimento econômico dos estados do Tocantins e Mato Grosso e da comunidade indígena.

A última intervenção em defesa da Transbananal aconteceu no sábado, 22, durante um encontro de integração e mobilização de lideranças políticas e empresariais das regiões Sul do Tocantins e Leste do Mato Grosso.

“Estiveram presentes além de vários produtores de Mato Grosso, como Júlio Calixto, os empresários de Gurupi, Marcelo Dominici, Paulo Abreu e João Apaloosa, o prefeito de Alto da Boa Vista, Valtuir Cândido e a prefeita de São Félix do Araguaia, Janailza Leite. O encontro serviu para reforçar a necessidade e a importância da estrada para o desenvolvimento econômico e social das duas regiões”, disse o presidente da ACIG, Adailton Fonseca.

Seca na Ilha do Bananal 

Uma das imagens que marcou a viagem foi o registro de uma chuva em parte da Ilha do Bananal, considerada a maior ilha fluvial do mundo, uma reserva da biosfera reconhecida pela Unesco, com cerca de 20 mil quilômetros. Porém, neste ano sofre diante a  intensa estiagem e seus rios, como o Javaés, encontram-se praticamente secos. 

Audiência pública

Sugerida pelo vereador de Gurupi, André Caixeta, a senadora Kátia Abreu conseguiu a confirmação do ministro Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, para uma audiência pública que será realizada em Gurupi no mês de outubro, que será realizada no âmbito da Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal. Na ocasião o prefeito de Gurupi, Laurez Moreria, ficará responsável em montar a estrutura para receber ao autoridades federais e estaduais de Mato Grosso e do Tocantins, como os governadores Mauro Carlesse e Mauro Mendes e os presidentes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que também deverão comparecer, conforme noticiou a senadora Kátia Abreu.

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *