Edital da segunda edição do GuruFestival é publicado pela Prefeitura de Gurupi - Atitude Tocantins
Edital da segunda edição do GuruFestival é publicado pela Prefeitura de Gurupi
Cidades Cultura Destaques Educação Gurupi (TO) Notícias

Edital da segunda edição do GuruFestival é publicado pela Prefeitura de Gurupi

Edital da segunda edição do GuruFestival é publicado pela Prefeitura de Gurupi
Avalie esse post

Promover a cultura, abrir espaço para novos talentos e também para os que já estão produzindo arte mostrem seus trabalhos é que acontecerá o GuruFestival – 2ª Edição realizado pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.  

por Redação

O GuruFestival será realizado entre os dias 14 e 16 de novembro de 2019, na parte externa do Centro de Convenções Mauro Cunha, como parte das comemorações ao aniversário de Gurupi e tem como objetivo oportunizar a partir dos valores mais legítimos da cultura tocantinense, a criatividade e a manifestação dos artistas e também incentivar o surgimento de novos valores no campo da arte de cunho tocantinense, além de integrar e promover a troca de experiências entre músicos, poetas, compositores e intérpretes da música nativista do Tocantins com os demais estados brasileiros.

Foto: Lino Vargas

O edital do Festival já está disponível aos interessados no site da prefeitura www.guurupi.to.gov.br (aba informações e serviços – editais) e nele pode ser conferido o regulamento do concurso. Conforme o edital, poderão participar do concurso, compositores brasileiros que inscrevam suas composições em língua portuguesa. Cada compositor ou parceria não poderá inscrever mais que duas composições que devem ser inéditas, ou seja, que não tenham sido gravadas em disco, CD, DVD, comerciais e filmes.

Os interessados poderão se inscrever a partir do dia 07 de outubro até 04 de novembro de 2019, no site da prefeitura municipal de Gurupi com uma cópia da letra e a gravação em MP3 em anexo e a ficha de inscrição padrão (fornecida no site) preenchida corretamente e devidamente assinada, encaminhada via e-mail para [email protected] com cópias digitalizadas da documentação que consta no edital.

Uma comissão nomeada pela organização selecionará 20 composições que serão apresentadas durante o evento. Serão premiados os cincos primeiros colocados, além de música mais popular (escolhida pelo público), melhor intérprete, melhor música instrumental e melhor tema Estado do Tocantins, somando mais de R$ 21 mil reais em prêmios, além de troféus.

O prefeito Laurez Moreira comenta que um gestor precisa promover melhorias em todas as áreas e a cultura não pode ser deixada de lado. Ele enfatiza que Gurupi já é referência no Carnaval, na Festa Junina e agora também na realização de Festival de Música. “A primeira edição, o ano passado, foi um sucesso com muitos artistas locais e nacionais. Recebemos compositores de várias regiões do país e temos plena certeza que o sucesso da primeira edição será repetido em 2019”, destaca completando que o evento é prestigiadíssimo pelas famílias gurupienses que lotam a Praça durante as três noites de evento.

A secretária municipal de Cultura, Zenaide Costa, comenta que a responsabilidade aumenta após o sucesso da primeira edição e para superar as expectativas a equipe da Secretaria está totalmente empenhada para realizar um grande evento, atraindo artistas de todos os estados brasileiros assim como turistas. “No ano passado conseguimos a adesão de artistas de todo o país e este ano queremos superar a primeira edição. Realizar esse festival é um grande desafio e certamente abriremos espaço para conhecer grandes e novos talentos”, destaca.

Zenaide ainda comenta que o GuruFestival vai homenagear o cantor e compositor J. Bulhões, que morreu no início do ano. “J. Bulhões foi um grande artista, fez muito pela música tocantinense e ano passado se apresentou no palco do GuruFestival e não poderíamos deixar de homenageá-lo. 

Homenagem

A segunda edição homenageará o cantor e compositor J. Bulhões que faleceu em 30 de maio de 2019, em decorrência de um aneurisma. O artista iniciou a carreira musical na década de 70, se apresentando em vários países da América Latina, Europa e nos Estados Unidos.

No Tocantins, ele desenvolveu projetos com artistas locais como Tião Pinheiro, Léo Pinheiro, Dorivã e Genésio Tocantins. Também foi diretor de Arte e Cultura da Secretaria Estadual de Educação no último mandato de Siqueira Campos como governador.

O músico tinha um repertório que passava por ritmos como bossa nova, jazz, blues e música country. Ele também atuou no filme “Corações à Mil” ao lado de nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Regina Casé.

No ano passado, J Bulhões se apresentou na primeira edição do GuruFestival, ficando entre os premiados com a música “Vá construir seu país”.

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *