Creche leva o nome de pioneira de Gurupi - Atitude Tocantins
Creche leva o nome de pioneira de Gurupi
Cidades Destaques Gurupi (TO) Notícias

Creche leva o nome de pioneira de Gurupi

Com a presença de familiares da homenageada, das deputadas estaduais Luana Ribeiro e Valderez Castelo Branco, de vereadores e secretários municipais, o prefeito Laurez Moreira inaugurou na manhã desta quinta-feira, 12, no residencial Campo Bello o Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Oneide de Sousa Coelho.

Conforme foi lembrado pelo prefeito Laurez Moreira durante o evento, dona Oneide Coelho e seu esposo Raimundo Coronheiro Coelho (in memoriam) são pioneiros da cidade e chegaram em Gurupi no ano de 1956, quando deixaram a cidade de Cristalândia para abrir a loja Casa Coelho que permaneceu aberta até há poucos anos.

“O meu pai contava que o Raimundo Coelho era um homem sem recursos, que morava em Cristalândia e quando viu o desenvolvimento de Gurupi e em 1956, época em que a minha mãe estava grávida de mim, ele veio de Cristalândia para a cidade de Gurupi ainda quando era o povoado e Distrito da cidade de Porto Nacional. Naquela época o Rio Dueré estava cheio e ele ficou na nossa fazenda, como diz o sertanejo, arranchado, até o rio abaixar as águas para ele poder levar a mudança para o povoado de Gurupi. Então, é uma homenagem não só nossa, mas de toda cidade de Gurupi porque eu tenho a certeza e sei que é justa por tudo que a família do Raimundo Paixão e dona Oneide representam para o desenvolvimento da nossa cidade”, disse Laurez Moreira.

Coelho 3
Prefeito Laurez Moreira e a deputada Luana Ribeiro entregam homenagem à advogada Irana Coelho que no ato representava a sua família. (Foto: Wesley Silas)

Representando a família a advogada e procuradora do Estado, Drª Irana Coelho Aguiar agradeceu em nome da família.

“Com os corações transbordando de alegria: os filhos, genros, noras, netos e bisnetos bem como seus irmãos aqui representados pela querida tia Anita, demais familiares e amigos que aqui estão representando na pessoa da dona Noemia participando da entrega deste CEMEI que com toda certeza será responsável pela construção e pelo engrandecimento e formação de verdadeiros cidadãos, pois neste espaço de educação infantil os sonhos das crianças bem como de seus pais se tornarão realidade. Parabenizo ao prefeito Laurez Moreira, a vice-prefeita Dolores Nunes e toda sua equipe e agradecemos imensamente”, disse Irana Coelho.

O vereador Jonas Barros (PV) lembrou o papel da família Paixão na construção da história de Gurupi.

“A dona Oneide é uma pessoa pioneira e história que criou os seus filhos com muito trabalho e foi uma das primeiras comerciantes na companhia do seu esposo Raimundo Coelho e estamos aqui para render as homenagem e hoje a família Paixão, como é conhecida, está de parabéns. Prefeito Laurez fez uma justa homenagem para uma mulher que dedicou a sua vida à está cidade e fez com que a sua família se tornasse um exemplo para Gurupi e estamos aqui na condição de pioneiro e esqueço este momento de político como vereador, pois quando vejo o nome de pessoa cravada em uma parede de uma obra da relevância como é este CEMEI, as crianças desta região podem ter a certeza que a creche vai ser cuidada por esta família que estará presente no dia a dia porque leva o nome da mãe deles”, disse Jonas Barros.  

Coelho 1

A CEMEI Oneide de Sousa irá funcionar a partir de fevereiro do próximo ano quando atenderá 90 crianças de seis meses até três anos de idade. A unidade funcionará das 7h às 17 horas em regime de tempo integral e terá berçário II e II, maternal I e II. Todas as crianças terão seis refeições diárias, cuidados básicos à saúde e também à higienização necessária.  

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós