Cozinha de raiz reforça identidade tocantinense em oficinas e na Cozinha Show do FGT - Atitude Tocantins
Cozinha de raiz reforça identidade tocantinense em oficinas e na Cozinha Show do FGT
Cidades Dicas Mulher e Sociedade Palmas Receita Turismo

Cozinha de raiz reforça identidade tocantinense em oficinas e na Cozinha Show do FGT

Cozinha de raiz reforça identidade tocantinense em oficinas e na Cozinha Show do FGT
Avalie esse post

Os ingredientes da cozinha raiz reforçam ainda mais a identidade da culinária tocantinense nessa 13º edição do Festival Gastronômico de Taquaruçu, que para este ano trouxe uma nova roupagem com a proposta da Roda de Prosa e Oficina do Programa Culinária de Identidades. E na Cozinha Show, que antes recebia chefs nacionais, este ano o destaque é para a gastronomia autoral dos chefs tocantinenses. Outra grande novidade é que na quarta-feira, 04, em noite de estreia, os idosos dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) levaram memórias afetivas à Cozinha Show.

por Redação

A Roda de Prosa e Oficina, coordenada pela especialista em Patrimônio Material e Imaterial, Simone Moura, reuniu nomes da gastronomia tocantinense no Bistrô Casa das Flores. Os chefs Eduardo Zonta do restaurante Quadra Contemporânea, Alexandre Silva do Choupana do Lago, e Tatianne Barros do Bistrô Casa das Flores falaram sobre suas cozinhas autorais e o orgulho que têm em reinventar pratos, antes tradicionais, com ingredientes do bioma do cerrado.

Oficina: Roda de Prosa e Oficina “Cozinha Autoral. Simone Moura, Chef Eduardo Zonta, Chef Tatianne Barros e Alexandre Silva. Foto: Regiane Rocha.

Simone contou que o Projeto surgiu da necessidade de resgatar os saberes legítimos ancestrais, incentivando o uso sustentável dos produtos da sociobiodiversidade local. “Esse encontro é um propósito livre de pré-conceitos, que proporciona uma conexão com a memória de quem somos, apresentando-se em forma de Culinária de Identidades – Memórias Afetivas. A isso chamamos transcender, pois a matéria está carregada dessa energia de pensamento que se materializa em Gastronomia, uma obra de arte, uma comida”.

Cozinha Show

Foto: Regiane Rocha.

Já na cozinha Show, comandada pela chef Ruth Almeida, embaixadora tocantinense, e pelo animador Batatinha, os idosos dos Centro de Assistência Social fizeram um show a parte de sabor. Os três vencedores do concurso gastronômico dos Cras levaram para o público do Festival Gastronômico ingredientes típicos da gastronomia regional, como o preparo dos pratos: Doce de Batata Doce, com Anália Francisca Vilarino do Cras de Taquari; Chambari com Abóbora, com Maria do Socorro do Cras de Taquaruçu; e Galinhada Tocantinense com Pequi, com Antônia Carvalho do Cras do Taquaruçu.

Foto: Regiane Rocha.

A chef Milena Barros, apaixonada pela cozinha de raiz, se intitula cozinheira, e fez questão de reforçar a identidade tocantinense em seus pratos. Ela que é figurinha já carimbada no Festival levou nessa edição o prato Galinhada de Cocá com Jambu. Um espetáculo de sabores que agradou ao público, pela facilidade no preparo e pela explosão de sabores.

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *