Convênio possibilitará trabalho de brigadistas para reeducandos do Tocantins - Atitude Tocantins
Convênio possibilitará trabalho de brigadistas para reeducandos do Tocantins
Destaques Estado Notícias

Convênio possibilitará trabalho de brigadistas para reeducandos do Tocantins

Convênio possibilitará trabalho de brigadistas para reeducandos do Tocantins
Avalie esse post

A ideia é, por meio do Fundo de Recursos Hídricos advindo da Semarh e contribuições dos outros órgãos, formar os reeducandos do Sistema Prisional e dar a eles a oportunidade de trabalhar como brigadistas, , sob supervisão do Corpo de Bombeiros, auxiliando na diminuição das queimadas e na agilidade para o combate aos incêndios, diminuindo inclusive os impactos ambientais.

Por: Redação

Com a intenção de implantar um novo projeto de geração de trabalho e renda para os reeducandos do Estado, o secretário da Cidadania e Justiça (Seciju), Glauber de Oliveira, se reuniu com o subsecretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Fábio Lima Lelis, e o Comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Yuri Tenório, para uma primeira discussão sobre a viabilidade da criação de um convênio entre os órgãos para formar reeducandos do Sistema Prisional de modo a atuarem como brigadistas no Estado.

A ideia é, por meio do Fundo de Recursos Hídricos advindo da Semarh e contribuições dos outros órgãos, formar os reeducandos do Sistema Prisional e dar a eles a oportunidade de trabalhar como brigadistas, sob supervisão do Corpo de Bombeiros, auxiliando na diminuição das queimadas e na agilidade para o combate aos incêndios, diminuindo inclusive os impactos ambientais.

“Dar mais condições aos reeducandos de trabalharem é bom para eles, que terão mais oportunidade e aprendizado, bom para o Estado que converterá o tempo de reclusão dos presos em trabalho e mão-de-obra para uma grande necessidade do Tocantins, e também é oportuno para a sociedade e o meio ambiente, com mais rapidez no trabalho em casos de incêndio, tanto de forma preventiva como emergencial, o que diminui as degradações ambientais”, explicou o secretário Glauber.

Reunião aconteceu no gabinete do secretário Glauber, com equipe técnica, representantes da Semarh e Bombeiros – Lauane dos Santos – Governo do Tocantins

Para o subsecretário Fábio Lelis essa primeira conversa demonstrou a vontade das pastas em trabalhar nesse projeto e trazer um ganho significativo para todo o Estado. “Nós temos disposição e vontade, e com esse convênio ganhará tanto o meio ambiente, como a sociedade, o Estado e também os próprios presos, com a possibilidade de serem ressocializados”, frisou.

O Comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Yuri também se colocou a inteira disposição para a formação dos reeducandos e supervisão, bem como outras fases do projeto que ainda serão viabilizadas.

Para que seja possível a implementação desse projeto, será necessária a participação de outros órgãos envolvidos e por isso, durante a reunião, foi firmada uma comissão de trabalho para finalização do projeto, e levá-lo para contribuição de possíveis parceiros, como o Poder Judiciário, Legislativo, bem como a Defensoria Pública do Estado, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-TO), entre outros. 

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.