Continua a falta de consciência no uso de contêineres de lixo em Gurupi - Atitude Tocantins
Continua a falta de consciência no uso de contêineres de lixo em Gurupi
Cidades Destaques Gurupi (TO) Meio Ambiente Notícias

Continua a falta de consciência no uso de contêineres de lixo em Gurupi

A prefeitura instalou em Gurupi 44 contêineres de lixo em alguns pontos da cidade. Um deles, instalado no Mercado Municipal, tem chamado atenção devido a falta de consciências de algumas pessoas que usam o benefício, mas deixam o lixo fora e , a situação piora com os atos de vandalismo, numa cidade que produz cerca de 90 toneladas de lixo por dia. 


por Wesley Silas

Desde o ano de 2015, os moradores de Gurupi fazem parte dos 58,5% da população brasileira que direcionam o lixo, resíduos sólidos, para os aterros sanitários. No Tocantins Gurupi juntamente com Araguaína e Palmas são únicos, dentre os 139 municípios do Estado, com aterro sanitário autorizados pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Na histórica Porto Nacional, por exemplo, no final do ano passado uma área que deveria ser o aterro sanitário, virou um lixão a céu aberto.

Para dinaminizar a coleta de lixo em Gurupi a Prefeitura começou no ano passado a implantar contêineres de lixo em alguns pontos da cidade. Um deles chama a atenção devido a falta de conscientização de pessoas que utilizam e jogam o lixo fora do recipiente registrado hoje (21/02) e, piora ainda mais devido a ação de vândalos, conforme registramos no mês passado.

Lixo b

“Teve um contêiner do Mercado Municipal que estragou e mandei recuperar e depois colocamos novamente naquele lugar. Temos uma pessoa que cuida da limpeza no Mercado e vou ter que pedir para esta pessoa colocar para dentro do contêiner para ver se o povo aprenda a não colocar o lixo fora dele”, disse o secretário da Infraestrutura de Gurupi, Gerson José de Oliveira.

De acordo com Gerson José a prefeitura instalou 48 contêineres, sendo que hoje dois estão sendo recuperados na Secretaria de Infraestrutura e outro dois estão como reserva, totalizando hoje 44 instalados em alguns pontos da cidade.   

Lixo 1“Temos dois caminhões que possuem o dispositivo para retirar o lixo do contêiner e estamos fazendo uma gestão junto com o prefeito Laurez para comprar outros 50 contêiner e adaptar os outros caminhões coletores, pois já houve aceitação por parte da comunidade e está na prioridade nossa na limpeza urbana”, disse.

Segundo o secretário os gurupienses produzem cerca de 90 toneladas diárias de lixo.

“Nós coletamos hoje em torno de 90 toneladas de lixo por dia da cidade e a produção é de 900 gramas a um quilo por morado por dia/morador de resíduos sólidos”.

Dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) apontam que em 11 anos  a produção de lixo no Brasil aumentou 29% , equivalendo a cinco vezes mais a taxa de crescimento populacional no mesmo período, deste apenas 58,4% do total foram direcionados a aterros sanitários.

“Estamos caminhando para abrir novas valas e fazer o procedimento de aquisição de geomembrana e os equipamentos como a máquina de esteira, caminhão caçamba e retroescavadeira estão trabalhando normalmente”, explicou o secretário sobre a situação do aterro sanitário da Cidade.

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.