Com apoio do Sebrae, empresários de Gurupi acompanham avanços tecnológicos das Indústrias automotivas - Atitude Tocantins
Com apoio do Sebrae, empresários de Gurupi acompanham avanços tecnológicos das Indústrias automotivas
Cursos Destaques Dica de Negocio Emprego Estado Negócios Notícias

Com apoio do Sebrae, empresários de Gurupi acompanham avanços tecnológicos das Indústrias automotivas

Com apoio do Sebrae, empresários de Gurupi acompanham avanços tecnológicos das Indústrias automotivas
Avalie esse post

“Estamos acompanhando o melhoramento em todas as formas, não apenas em âmbito estrutural; mas na melhoria no atendimento ao cliente, nas capacitações, onde o Scopino já deu vários cursos para gente. Eu vejo que melhorou 100%”, considera o empresário Arimar Linhares sobre os avanços e a participação do palestrante e instrutor, Pedro Luis Scopino, que retornou mais uma vez a Gurupi, desta vez, para repassar informações sobre veículos híbridos e elétricos a 20 empresários do Núcleo Reparadores Automotivos no auditório do Sebrae.

por Wesley Silas


Os avanços tecnológicos das Indústrias automotivas caminham para que em breve estejam nas ruas veículos cada vez mais autônomos, com pouca intervenção do condutor, enquanto a ascensão do mercado veículos elétricos e híbridos é considerado um caminho sem volta e, os empresários que queira manter seus negócios no mercado devem ficar atentos na atualização técnica e administrativa.

Foi neste pensamento que foi criado pelo Sebrae em Gurupi o Grupo de Núcleo Reparadores Automotivos que iniciou em 2007 com seis empresas e hoje conta com 20 empresas que estão ligadas no aperfeiçoamento técnico e de gestão. A última atualização oferecida foi a palestra com o tema “Você está preparado para o Futuro?”, sobre veículos híbridos e elétrico proferida pelo palestrante Pedro Luis Scopino no auditório do Sebra. Scopino é uma personagem muito conhecida no setor automotivo devido sua experiência por atuar como administrador no segmento de auto mecânica desde 1992 e também como como professor do Universo Mecânico – UMEC, colaborador do programa Autoesporte – Rede Globo, vice-presidente do SINDIREPA-SP 2015/2019 e consultor Técnico do Jornal Oficina Brasil, abrangendo assim uma gama de expertise neste segmento.

“Em 2017 trabalhamos com captação de dados como informações de funcionários, de quantos carros atendidos, faturamento de peças e mão de obras, que foi uma coisa difícil captar junto a eles, mas já mapeamos todas estas informações. Agora vamos trabalhar com organograma, regimento interno, testes da parte técnica e de rodagem para padronizar o serviço deles. Estamos buscamos as necessidades de cursos que eles precisam para atender a demanda da região”, disse Scopino que neste ano virá quatro vezes a Gurupi para acompanhar 20 empresas inseridas no projeto.

“Aqui em Gurupi eles são unidos e fortes. Só que eles ainda se acham mecânicos e não acordaram para o que eles fazem é ser empresários; mas, alguns já estão despontando que são empresários e isso vai se melhorando cada vez mais”, explica.

Palestra com o tema “Você está preparado para o Futuro?”, sobre veículos híbridos e elétrico.

Deste que começou a acompanhar as empresas do Núcleo Reparadores Automotivos, Scopino tem despertado a importância da departamentalização das oficinas com escritórios e cuidados administrativos como aplicação de ordem de serviço e checklist.

“Muitos deles já estão implantando o checklist, que é uma verificação geral do carro, rápida e gratuita, que vende serviço de forma honesta. Ou seja, vê o que está errado no carro e o cliente aprovando, inicia o serviço que aumenta o faturamento da empresa e o carro do cliente não vai deixar ele na mão”, explica.

Para Scopino, o empresário que não acompanhar a evolução do segmento automotivo ficará em pouco tempo fora do mercado. 

“Estamos em uma evolução constante como diesel eletrônico, rede de comunicação, ABS, Airbag e agora palestramos sobre veículos elétricos e híbridos que talvez em Gurupi ainda não tenha, mas vai chegar em Gurupi porque é um caminho sem volta. Então este projeto cria nos empresários a necessidade de estudar e sempre estar se aprimorando para o futuro”, avalia. “A maioria deles têm equipamentos como scanners caríssimos e osciloscópio que são aparelhos necessários para atender a demanda de carros novos no mercado”.

Para o gerente da Regional Gurupi do Sebrae, Thiago Milhomem, a presença de Scopino no Núcleo Reparadores Automotivos foi uma solicitação do grupo dos 20 empresários que pediram acompanhamento de um nome de referência em técnica e gestão no setor automotivo do país.

 “Além dele ser consultor ele é proprietário de uma mecânica e vive o problema e passa informações com a mesma linguagem. Apesar do público do Núcleo de Reparadores preferirem capacitação técnica, já sabem que os resultados de ganho, dinheiro no bolso, está na gestão, como exemplo do checklist que ele citou, que também faz parte da gestão”, disse Thiago.

Visita a oficina de Arimar Linhares.

Além da vinda do Scopino, que é referência no segmento, o Sebrae tem feito capacitação com o grupo, incluindo missões técnicas e a feiras do segmento como a Automec que acontece de dois em dois anos, considerada como a maior feira da América Latina do segmento que acontece em São Paulo.

“O Sebrae atua como mediador para conscientizar essas pessoas para passar de ser mecânicos para ser empresários. Estamos conseguindo fazer está transformação em 20 empresários. É importante que a sociedade de Gurupi saber que existe um grupo que está sendo capacitado e que é diferenciado na cidade”, disse.

O empresário Arimar Linhares é um dos 20 empresários beneficiados do Núcleo Reparadores Automotivos. Ele relata que núcleo começou há 11 anos com 06 empresas e hoje alcançou empresas. 

“Estamos acompanhando o melhoramento em todas as formas, não apenas em âmbito estrutural; mas na melhoria no atendimento ao cliente, nas capacitações, onde o Scopino já deu vários cursos para gente. Eu vejo que melhorou 100%”, disse Arimar.

Ele destacou a importância da atualização do conhecimento por meio do programa no Sebrae que oferece condições para acompanhar as inovações do setor automotivo.

“As pessoas não podem parar no tempo. Há quatro anos, depois da implementação de Airbag e ABS que passou a ser obrigatório em 2014, o profissional que não se atualizou se torno obsoleto. Chegar no carro com uma talhadeira e marreta são coisas do passado e hoje o profissional que não tiver equipamentos e técnicas, restará ir para roça ou lixar platinado de fusca”, avalia o empresário.

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *