Colégio Objetivo de Gurupi promove “Altos Papos” com o tema ansiedade - Atitude Tocantins
Colégio Objetivo de Gurupi promove “Altos Papos” com o tema ansiedade
Cidades Destaques Gurupi (TO) Notícias Saúde

Colégio Objetivo de Gurupi promove “Altos Papos” com o tema ansiedade

Colégio Objetivo de Gurupi promove “Altos Papos” com o tema ansiedade
5 (100%) 1 vote

Na noite da sexta-feira, 31, o Colégio Objetivo de Gurupi promoveu a 7ª Edição do projeto Altos Papos e levou para o debate o tema ansiedade, ocasião em que duas especialistas abordaram a fronteira entre os limites aceitos como saudável ou quando ela passa a ser excessiva e se transforma em um transtorno.  

por Wesley Silas

A saúde física e emocional dos jovens tem sido uma preocupação do projeto Altos Papos coordenador pelo professor da disciplina Atualidade, Hélio Buenaga Sevilha. Para a 7ª Edição foram convidados para o debate a psicóloga, Renata Peres, e da nutricionista da rede municipal de ensino, Girlania Santana.

“Ambas conversaram bastante sobre os problemas relacionados a ansiedade e aprendizagem como ansiedade e transtornos alimentares, ansiedade relacionada a aceitação do jovem e as preocupações que eles têm. A Drª. Renata abordou muito sobre os efeitos dos jovens se autoquestionarem sobre situações que às vezes é consideradas normais; mas, eles começam a colocar na mente que algo não vai dar certo e isso acaba gerando muitos transtornos”, disse o professor Hélio Buenaga.

O tema prendeu a atenção não só dos estudantes, mas também dos pais que aproveitaram para tirar dúvidas com as especialistas. De acordo com o professor Hélio Buenaga a escola surpreendeu com a participação do público que nesta edição chegou a 420 pessoas.

“A participação dos jovens foi enorme e tinha muitos jovens perguntando, muitos pais filmando o evento e perguntando também sobre como auxiliar os filhos e a si mesmo na tentativa de solucionar este problema que está tão presente na nossa vida”, considerou.

A nutricionista, Girlania Santana, comentou sobre a interferência da alimentação na vida das pessoas e até quando a ansiedade pode interferir na alimentação, pois quando ela chega ao nível elevado faz com que as pessoas busque na alimentação uma fuga provocando obesidade e doenças psicossomáticas.

“A nutricionista fez questão de falar sobre alguns tipos de alimentos que ajudam a combater a ansiedade e também sobre a necessidade de fazer atividades físicas. Enquanto a psicóloga respondeu diversas perguntas de alunos que muitas das vezes se sentem ansiosos por alguma situação. Ela deixou bastante claro que existe uma diferença entre ter ansiedade e a ansiedade ser um transtorno porque a ansiedade é normal e benéfica, mas o problema chega quando começa a ultrapassar o limite e prejudica a vida e o cotidiano das pessoas”, explicou o professor.

No final do bate papo, os alunos entregaram lembranças para os pais com frases incentivadoras e fizeram exposição de cartazes. “Os alunos da 2ª Série fizeram um vídeo sobre o dia a dia de um ansioso que foi muito legal e a banda tocou várias músicas”, disse o professor.

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *