Cinthia Ribeiro busca reequilibrar presença feminina na gestão e nomeia Welere Gomes e Luciana Cerqueira em seu governo - Atitude Tocantins
Cinthia Ribeiro busca reequilibrar presença feminina na gestão e nomeia Welere Gomes e Luciana Cerqueira em seu governo
Cidades Destaques Notícias Palmas

Cinthia Ribeiro busca reequilibrar presença feminina na gestão e nomeia Welere Gomes e Luciana Cerqueira em seu governo

Cinthia Ribeiro busca reequilibrar presença feminina na gestão e nomeia Welere Gomes e Luciana Cerqueira em seu governo
Avalie esse post

Apesar delas serem maioria, na balança da representação de mulheres na política ou em cargos de comando em todos os níveis das gestões públicas, a participação feminina é um desafio que vem sendo construído desde 1928, quando Celina Guimarães Vianna, entrou para a história como a primeira mulher eleita para um cargo político em toda a América Latina quando se elegeu prefeita de Lajes, no Rio Grande do Norte.

por Wesley Silas


Em país de dominação masculina onde apenas dois, dos 35 partidos brasileiros as mulheres são maioria, as histórias de mulheres como a vice-prefeita de Gurupi, Dolores Nunes, primeira mulher a assumir o cargo de deputada estadual e a primeira deputada federal do Tocantins e agora Cinthia Ribeiro, depois da ex-prefeita Nilmar Ruiz, se tornou segunda mulher a assumir o cargo de prefeita da capital Palmas, comprovando assim, a importância de encorajar as mulheres a participarem da vida política no Brasil.

O efeito Cinthia Ribeiro em Palmas mostra que a prefeita está engajada em aumentar a participação da mulher na política e na gestão pública, pois pela primeira vez desde a sua criação, a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, que engloba a Guarda Metropolitana de Palmas e o setor de Trânsito da Capital, será comandada por uma mulher.

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro nomeou para ocupar a função, a tenente-coronel Welere Gomes Barbosa Silveira, membro da Polícia Militar do Estado do Tocantins que, até então, ocupava a coordenação do Centro Integrado de Reabilitação e Readaptação (CIRR), vinculado ao Comando Geral da PM.

Junto com ela, também foi nomeada a advogada Luciana Cordeiro Cavalcante Cerqueira, que passa a ocupar a presidência Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA). A advogada atualmente atuava somente na advocacia privada, na Capital.

As nomeações estão publicadas na edição nº 1.978 do Diário Oficial do Município desta sexta-feira, 13. 

Com as duas nomeações, Cinthia Ribeiro reforça a presença feminina em sua gestão confirmando o compromisso firmado na sua posse, de que dará maior protagonismo às causas femininas e às políticas para as mulheres.

Cithia Ribeiro destacou que tem adotado o critério técnico na escolha de seu secretariado, que é uma forma também de dar segurança e tranquilidade à população sobre a forma como está conduzindo a gestão. Essa postura inclusive tem causado um efeito positivo junto às pessoas com quem tem conversado.

Além das duas, também foram nomeadas para cargos no primeiro escalão, Valquíria Rezende, na Secretaria do Desenvolvimento Social e Fernanda Rodrigues Silva, no Planejamento e Desenvolvimento Humano. Outros postos no segundo escalão também foram ocupados por mulheres.

Fonte: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Palmas e DW.com

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *