Chuvas ameaçam colheitas de lavouras de arroz na região sudoeste do Tocantins - Atitude Tocantins
Chuvas ameaçam colheitas de lavouras de arroz na região sudoeste do Tocantins
Agronegócio Destaques Estado Negócios Notícias

Chuvas ameaçam colheitas de lavouras de arroz na região sudoeste do Tocantins

Chuvas ameaçam colheitas de lavouras de arroz na região sudoeste do Tocantins
2.5 (50%) 2 votes

Presidente do Sindicato Rural da Lagoa da Confusão, Ricardo Rosa, repassou ao Portal Atitude a preocupação dos produtores de arroz que correm risco de perder suas lavouras que estão submersas, muitas delas, praticamente prontas para colher. “Existem várias lavouras comprometidas debaixo d´água, estradas e fazendas sem acessos, arroz na hora de colher e maduro debaixo de água”, alertou Ricardo Rosa.

por Wesley Silas


Não é apenas o problema da ponte sobre o rio Urubu, conforme foi noticiado neste Portal de Notícias. Segundo Ricardo Rosa, os produtores estão pedindo todos os tipos de ajuda e auxilio, inclusive ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso, para resolver um problema considerado gravíssimo que ameaça mais de 60% das lavouras nos municípios da Lagoa da Confusão, Cristalândia e Pium devido as inundações.

“Na região destes três municípios existem várias lavouras comprometidas debaixo d´água, estradas e fazendas sem acessos, arroz na hora de colher e maduro debaixo de água”, alertou Ricardo Rosa.

Lavou de Arroz (Divulgação)

Segundo ele, a situação chegou ao ponto da Prefeitura de Pium decretar Estado de Calamidade Pública no município.

“Pium já decretou estado de calamidade pública e já estamos buscando o mesmo junto aos outros municípios porque, realmente é crítica a situação, principalmente, na região do Rio Pium e Água Verde no município de Pium e Cristalândia aonde tem as lavouras de arroz irrigada e formada”, disse.

Fazenda, praticamente, ilhada.
(Divulgação)

O Portal Atitude ouviu o subsecretário da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Ronison Parente Santos. Ele afirmou que a Seagro ainda não foi oficializada, mas está ciente que os níveis de chuva são altíssimos e a Seagro tem monitorado e acompanhado.

Estradas e pontes submersas pelas águas da chuva. (Divulgação)

“Amanhã faremos a abertura da safra em caseara e apresentaremos ao governador e ao ministro a situação”, disse Ronison Parente, ao se referir ao evento de abertura oficial da colheita de grãos que acontecerá nesta quinta-feira, 15, na Fazenda Bacaba, município de Caseara, oeste do Tocantins, que terá a presença do governador Marcelo Miranda e do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi.

Lavoura de arroz. (Divulgação)

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *