Checklist Enem 2018: confira dicas do que fazer nos dias de prova - Atitude Tocantins
Checklist Enem 2018: confira dicas do que fazer nos dias de prova
Brasil Educação Notícias

Checklist Enem 2018: confira dicas do que fazer nos dias de prova

Checklist Enem 2018: confira dicas do que fazer nos dias de prova
Avalie esse post

Exame acontece em todo o país nos dias 04 e 11 de novembro.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começa no próximo domingo, 4 de novembro. Neste momento, é importante driblar o nervosismo para dar espaço à responsabilidade e à organização. Afinal de contas, é necessário que os candidatos não se esqueçam de pequenos detalhes que podem contribuir com a confiança e tranquilidade no dia do exame.

Desde o surgimento do Enem no país, há quase vinte anos, os históricos casos sobre candidatos que perdem a hora, esquecem documentos ou até mesmo materiais obrigatórios para realização da prova voltam à tona para servir de alerta. Sendo assim, o Diretor de Ensino e Inovações do SAS, Ademar Celedônio, aconselha “Os candidatos precisam estar atentos às exigências do ENEM, evitando momentos de estresse que possam prejudicá-los durante a prova”.

Pensando nisso, o SAS preparou um “checklist” para ajudar os estudantes neste momento acadêmico tão importante.  A base de todas as dicas é tentar deixar tudo o que for levar separado pelo menos um dia antes e, assim, evitar surpresas e atrasos.

Confira as dicas:

Atenção à chegada do horário de verão

Neste ano, o horário de verão terá início às 00h (horário de Brasília) do dia 04 de novembro, coincidindo com a data do primeiro dia do exame. É necessário que os candidatos que moram nos estados que haverá essa mudança se atentem ao ajuste de 1 hora de antecedência dos relógios para que cheguem ao local de prova antes que os portões se fechem.

Cartão de Confirmação

É essencial checar o local da prova no cartão de confirmação da inscrição do Enem. É possível imprimir ou conferir no site do exame. Levá-lo não é obrigatório, porém é recomendável que o candidato leve para eventuais consultas.

Documento de Identificação

O candidato deverá comparecer ao exame com um documento de identificação oficial com foto. Os documentos aceitos são carteira de identidade (RG), de motorista (CNH), o passaporte e até mesmo a carteira de trabalho. O Cadastro de Pessoa Física (CPF), carteira de estudante, crachás e documentos ilegíveis não serão aceitos.

Proibido o uso de lápis e borracha

O ENEM só permite o uso de canetas esferográficas de cor preta e material transparente, então para que você possa realizar o exame com tranquilidade, leve duas. Se uma falhar, você não enfrentará problemas.

Celular e outros itens tecnológicos não permitidos

O uso de celular é estritamente proibido durante a prova, assim como o de relógio, inclusive o analógico. Se você não puder deixá-los em casa, no local de prova, os fiscais do Enem entregarão sacos porta-objetos que deverão permanecer lacrados até o final do exame.

Saia cedo de casa

Faça o percurso da sua casa até o local da prova, pelo menos uma vez antes do dia oficial para calcular quanto tempo leva para chegar. No dia do exame, saia mais cedo de casa, com certa folga no horário, para o caso de ocorrer algum imprevisto. Se você sequer chegou a visitar o local de prova e não tem muita noção de quanto tempo leva até o lugar, tente estimar o percurso em algum aplicativo que traça rotas.

Alimente-se bem antes de sair de casa e ao retornar

As provas são longas e é fundamental que o candidato esteja preparado não só mentalmente, como fisicamente para o exame. Mas não se preocupe, também é possível levar alimentos para serem consumidos durante a prova.

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.