Caravana da Juventude reforça ações de prevenção durante a temporada de praia no Estado - Atitude Tocantins
Caravana da Juventude reforça ações de prevenção durante a temporada de praia no Estado
Destaques Estado Notícias Saúde

Caravana da Juventude reforça ações de prevenção durante a temporada de praia no Estado

Avalie esse post

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), por meio da equipe da Superintendência da Juventude inicia nesta sexta-feira, 14, a Caravana Juventude nas Praias do Tocantins nesta Temporada 2017.

por Thaís Souza 

O objetivo é conscientizar a sociedade tocantinense sobre a importância da prevenção às drogas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST / DST), a importância do diagnóstico precoce e cuidados necessários para manter o bem-estar, viver com saúde e curtir a temporada de praia com responsabilidade.  Os grupos farão distribuição de preservativos, sacos plásticos para a coleta de lixos nas praias.

Para o superintendente da Juventude, Ricardo Ribeirinha, este trabalho é de suma importância, uma vez que dados mostram os altos índices de gravidez na adolescência, e o aumento do uso de drogas lícitas e ilícitas, principalmente por jovens de 15 a 29 anos. “O apelo sexual das festas, aliado ao consumo de bebidas alcoólicas, podem deixar as pessoas mais vulneráveis às formas comuns de transmissão, como o sexo sem preservativo”.

Praia da Tartaruga, em Peixe, receberá a ação no dia 28 de julho

Ricardo Ribeirinha destacou que “levar informação, trabalhar com estes jovens que são amparadas pelo Estatuto da Juventude, e se encontram em situação de vulnerabilidade é dever de todo cidadão, mas principalmente nosso, enquanto superintendência. O consumo abusivo de bebidas alcoólicas podem trazer diversos transtornos como mortes oriundas de afogamentos, assim como acidentes de trânsito”, disse.

Amilton Gonçalves de Oliveira Neto, explicou que “como julho é o mês das férias escolares e devido a grande concentração de pessoas nas praias de todo o Estado, nove municípios foram escolhidos para a execução das atividades. “As ações serão realizadas durante os finais de semana, em que servidores trabalharão o consumo consciente de qualquer substância, assim como o sexo com responsabilidade e também recolham o lixo produzido e contribua com a preservação do meio ambiente”.

Conforme o cronograma, nesta sexta-feira, 14, a equipe visita a Praia da Amizade, em Ipueiras, no sábado, 15, o trabalho será na Praia do Croá, em Brejinho de Nazaré, já no domingo, 16, será em Porto Nacional, na Praia Porto Real. 

Já na sexta-feira, 21, as ações serão realizadas nas Praias Mirassol, em Miracema, no sábado, 22, em Tocantínia, na Praia Por do Sol e no Domingo, 23, em Palmas, nas praias das Arnos, do Prata e da Graciosa.

 No dia 28, a praia da Tartaruga em Peixe recebe a equipe, no sábado, 29, em Caseara, na Praia do Sol e no dia 30, a Caravana da Juventude nas praias encerra as atividades na Praia da Gaivota, em Araguacema.

 

As equipes foram preparadas para dialogar e levar informação a todas as pessoas, afim de garantir tranqüilidade e diversão consciente. Além da Seduc, a Caravana da Juventude na Praia conta com a parceria das equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, das secretarias de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh); Saúde; Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden); e do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a