Campanha de vacinação contra febre aftosa encerra no próximo domingo, 31 - Atitude Tocantins
Campanha de vacinação contra febre aftosa encerra no próximo domingo, 31
Destaques Estado Notícias Saúde

Campanha de vacinação contra febre aftosa encerra no próximo domingo, 31

Campanha de vacinação contra febre aftosa encerra no próximo domingo, 31
Avalie esse post

O produtor rural tem até 10 dias para declarar o ato nas unidades da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), onde a ficha cadastral é movimentada, munido da nota fiscal de compra da vacina e da carta-aviso. Nesta etapa, que iniciou no dia 1º de maio, devem ser vacinados mais de oito milhões de bovídeos (bovinos e bubalinos) existentes no Tocantins.

No Estado são realizadas duas campanhas anuais, nos meses de maio e novembro. Na primeira etapa de maio são vacinados todos os bovídeos, na segunda etapa somente os animais com até 24 meses de idade. “O produtor rural deve ficar atento ao calendário e vacinar o rebanho na época certa para garantir a saúde do animal e o fortalecimento da nossa economia”, ressalta o presidente da Adapec, Humberto Camelo.

Para o produtor rural que deixar de vacinar o rebanho a multa é R$ 5,32 por cabeça e R$ 127,69 por propriedade não declarada. Além disso, fica impedido de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento obrigatório para acompanhar os animais comercializados ou movimentados da propriedade. “Possuímos o cadastro de todos os criadores, e assim que encerrar a campanha é possível identificar os faltosos”, disse a responsável pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, Regina Barbosa.   

 Regina Barbosa disse ainda que na oportunidade da declaração está sendo feito o recadastramento de vizinhos confrontantes de cada propriedade rural existente e o cadastramento de criatório de suídeos. “Pedimos que os produtores não deixem pra última hora, para evitarem tumultos”, destaca.

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *