Campanha busca conscientizar sobre a importância dos Cuidados com a Voz – “ Seja amigo da sua voz! Sua voz diz muito sobre você!” - Atitude Tocantins
Campanha busca conscientizar sobre a importância dos Cuidados com a Voz – “ Seja amigo da sua voz! Sua voz diz muito sobre você!”
Destaques Notícias Opnião

Campanha busca conscientizar sobre a importância dos Cuidados com a Voz – “ Seja amigo da sua voz! Sua voz diz muito sobre você!”

Campanha busca conscientizar sobre a importância dos Cuidados com a Voz – “ Seja amigo da sua voz! Sua voz diz muito sobre você!”
Avalie esse post

“E para conscientizar a população sobre a importância da voz humana e a promoção da saúde, bem como realizar conscientização de sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças vocais como o câncer de laringe, que pode comprometer a qualidade de vida e a própria sobrevida dos indivíduos é que, desde o ano de 1999, foi instituído a data de 16 de abril como o ‘Dia Mundial da Voz’.” Adriana Ferraz

por Adriana Ferraz

A voz é o instrumento mais poderoso de interação humana. É por ela que conseguimos expressar nossas emoções, direta ou indiretamente, através do tom, do ritmo e de outras nuances vocais. É única e individual. E assim como outras partes do corpo requer cuidados no dia-a-dia, pois só quem já teve a sensação de perder a voz sabe o que isso significa. E para aquelas pessoas que não entendem como a saúde da voz pode interferir na vida cotidiana, é importante ressaltar que não são apenas atores, professores, cantores, locutores ou profissionais de telemarketing que dependem da voz para trabalhar: cerca de 70% da população ativa têm na voz o instrumento de trabalho mais exigido, mesmo que ela não seja o foco de suas tarefas.

E para conscientizar a população sobre a importância da voz humana e a promoção da saúde, bem como realizar conscientização de sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças vocais como o câncer de laringe, que pode comprometer a qualidade de vida e a própria sobrevida dos indivíduos é que, desde o ano de 1999, foi instituído a data de 16 de abril como o “Dia Mundial da Voz”. Celebração”. Essa conquista foi resultado do trabalho da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e da Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz e que, em 2003, passou a ter expressão internacional com diversos eventos organizados também nos Estados Unidos, Europa e Ásia sobre sobe o tema..

O lema da Campanha é “ Seja Amigo da sua Voz” e o tema deste ano é “ Sua Voz diz muito sobre você ”.

“Sintomas como rouquidão, pigarro constante, voz fraca, falhas ou cansaço ao falar merecem atenção”. Adriana Ferraz

A voz é tão individual quanto a impressão digital, ela tem relação direta com idade, sexo, personalidade, emoção e profissão. Por isso, é preciso cuidar da voz durante todas as fases da vida. Sintomas como rouquidão, pigarro constante, voz fraca, falhas ou cansaço ao falar merecem atenção. Diante de qualquer um deles, consulte um fonoaudiólogo e um médico otorrinolaringologista.
Algumas dicas preciosas para tratar a voz com carinho e evitar possíveis problemas:

1- ingerir bastante água (em temperatura ambiente) em pequenos goles enquanto estiver falando para hidratar as pregas vocais;

2- Procure respirar sempre corretamente, levando ar até o abdômen e expandindo as costelas. Não eleve os ombros e o peito como se fosse um pombo. E o abdômen que tem de se expandir como se estivesse cheio de ar; 3- comer maçã, por exemplo, pois é adstringente e limpa o trato vocal, além disso, sua mastigação exercita a musculatura responsável pela articulação das palavras;

4-manter o sono regular, momentos de lazer e atividades físicas adequadas também contribuem para uma boa produção vocal;

5-evite competir com ruídos externos durante a fala para que não caia da tentação de competição sonora;

6- ao sentir vontade de tossir ou pigarrear (o “ bichinho do ran ran”) , respire profundamente pelo nariz e engula a saliva várias vezes ou beba água, pois essas ações provocam um forte atrito nas pregas vocais, irritando-as.

Finalizando com o tema “ Sua voz diz muito sobre Você”, reforçamos que nossa voz pode ser trabalhada e melhorada, sem mágica, apenas desenvolvendo habilidades , podemos modificar e melhorar todos os aspectos relacionados à voz, como volume, intensidade, ressonância e timbre. E assim favorecer uma comunicação mais assertiva com resultados positivos.

Fonoaudióloga Adriana Ferraz – CRFª 8750, especialista em Saúde, atua na área de assessoria fonoaudiológica na área de comunicação
Contatos : 98481-2550

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *