Cadeia produtiva do arroz tocantinense ganha destaque em Seminário em Lagoa da Confusão - Atitude Tocantins
Cadeia produtiva do arroz tocantinense ganha destaque em Seminário em Lagoa da Confusão
Agronegócio Destaques Estado Negócios Notícias

Cadeia produtiva do arroz tocantinense ganha destaque em Seminário em Lagoa da Confusão

Cadeia produtiva do arroz tocantinense ganha destaque em Seminário em Lagoa da Confusão
Avalie esse post

O Sindicato dos Beneficiadores de Arroz do Estado do Tocantins (Sindiato), com apoio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), realiza o “8° Seminário da Cadeia Produtiva do Arroz”. O seminário que acontece na próxima semana, dias 16 e 17, no Centro Cultural Leda Bernandon, em Lagoa da Confusão, região Sudoeste do Estado, contará com a participação de 150 pessoas entre produtores, técnicos, pesquisadores e empresários do ramo orizícola. 

Dentre os diversos temas que serão trados durante o seminário estão: uso de nitrogênio e manejo de água na cultura do arroz; mercado; agroclimatologia; inovação no manejo de doenças; novas cultivares de arroz para condições tropicais; principais limites de produtividade da cultura; expectativa da produção no Tocantins; cenário da armazenagem no Brasil e o sistema nacional de Certificação de Unidades Armazenadoras; Integração Lavoura Pecuária (ILP) e uso do subproduto do arroz na pecuária.

No Seminário, será apresentado a nova cultivar BRS Catiana, lançado no mercado agrícola durante a Agrotins 2016
No Seminário, será apresentado a nova cultivar BRS Catiana, lançado no mercado agrícola durante a Agrotins 2016

De acordo com o engenheiro agrônomo da Seagro, Genebaldo Queiroz, o evento busca discutir os principais desafios do setor orizícola, as potencialidades e os incentivos para o crescimento da produção do arroz no Tocantins. “É necessário maior eficiência na cadeia produtiva do arroz, desde o uso racional dos insumos, controle de doenças e aumento da produtividade, aliado ao uso de novas tecnologias na cultura da cultura”, enfatizou.  

Nova Cultivar

Na ocasião, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Seagro apresentarão a nova cultivar BRS Catiana, lançado no mercado agrícola durante a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2016). A cultivar é mais produtiva e tolerante a brusone, principal doença do arroz.

De acordo com a organização do Sindiato, o seminário pretende mais uma vez fomentar discussões, que vão desde o cultivo até a industrialização do arroz. Para tanto, promover uma visão unificada da produção agrícola e gerar práticas eficientes, que colaborem com o desenvolvimento da cadeia produtiva e aumentem a rentabilidade de forma crescente.

Programação

A programação do seminário, no dia 16, inicia com as inscrições por volta das 8h, encerrando com as palestras, às 19h. No dia 17, as palestras iniciam às 8h, e o encerramento do seminário, às 12h.

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *